O atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), lidera com 53% das intenções de voto e venceria no primeiro turno, de acordo com uma nova pesquisa da Quaest, encomendada pela Super Rádio Tupi e divulgada nesta segunda-feira (30). Paes oscilou quatro pontos percentuais para baixo em relação à pesquisa anterior, divulgada em 18 de setembro, quando tinha 57%.
Alexandre Ramagem (PL), que aparece em segundo lugar, subiu dois pontos, alcançando 20%. O deputado federal Tarcísio Motta (PSOL) também cresceu dois pontos, atingindo 6% das intenções de voto.
A pesquisa entrevistou 1.140 eleitores presencialmente entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, e o levantamento foi registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo RJ-00566/2024. O nível de confiança é de 95%.
Cenário estimulado: intenções de voto
- Eduardo Paes (PSD): 53% (tinha 57% em 18/9)
- Alexandre Ramagem (PL): 20% (tinha 18% em 18/9)
- Tarcísio Motta (PSOL): 6% (tinha 4% em 18/9)
- Marcelo Queiroz (PP): 2%
- Carol Sponza (Novo): 1%
- Cyro Garcia (PSTU): 1%
- Rodrigo Amorim (União Brasil): 1%
- Juliete Pantoja (UP): 0%
- Henrique Simonard (PCO): 0%
- Brancos/Nulos: 1%
- Indecisos: 5%
Cenário espontâneo
Quando os eleitores não recebem uma lista de candidatos, o cenário fica assim:
- Eduardo Paes (PSD): 34%
- Alexandre Ramagem (PL): 14%
- Tarcísio Motta (PSOL): 4%
- Indecisos: 43%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 5%
Decisão de voto
A pesquisa também revelou que 68% dos eleitores já consideram sua escolha definitiva, enquanto 31% afirmaram que ainda podem mudar de opinião até o dia da eleição. Entre os eleitores de Eduardo Paes, 70% dizem que a escolha é definitiva. Já entre os eleitores de Ramagem, 79% afirmaram que não mudarão de candidato.
Rejeição
O candidato com maior índice de rejeição é Cyro Garcia (PSTU), com 50%, seguido por Tarcísio Motta (PSOL), com 40%, e Alexandre Ramagem (PL), com 39%. Veja a lista completa:
- Cyro Garcia (PSTU): 50%
- Tarcísio Motta (PSOL): 40%
- Alexandre Ramagem (PL): 39%
- Marcelo Queiroz (PP): 32%
- Rodrigo Amorim (União Brasil): 31%
- Eduardo Paes (PSD): 31%
- Juliete Pantoja (UP): 16%
- Henrique Simonard (PCO): 11%
- Carol Sponza (Novo): 13%
Avaliação do governo Eduardo Paes
A pesquisa também mediu a avaliação do atual mandato de Eduardo Paes. Ao todo, 52% dos eleitores cariocas consideram o governo positivo, 31% o classificam como regular, e 13% o avaliam de forma negativa.
ramagem tirou 7, agora 2…só não se esqueçam que numa eleição que praticamente tem 2 candidatos, cada ponto inverte dois. Tá ficando ruim pro Dudu e já vimos esse filme em 16. #ENDIREITARIO
Será reeleito em 1° turno. Bom para os apoiadores, ruim para os desafetos. Paes tem um futuro político próspero. Vamos acompanhar seu desempenho.
E alguém ainda duvida?
Eu não vejo ou sinto nenhuma ameaça!
É Eduardo Paes, 55.!