Miguel Pereira, no Estado do Rio de Janeiro, está prestes a inaugurar o Parque das Aves, o primeiro espaço de soltura de aves do Brasil. Com mais de 90% das obras concluídas, o parque, que tem uma área de 31 mil metros quadrados, será uma referência no tratamento e reabilitação de animais silvestres resgatados, especialmente aqueles encontrados na Mata Atlântica. A previsão é que o parque seja inaugurado até o fim de 2024.
O espaço abrigará mais de 200 espécies de aves, como corujas, papagaios, tucanos e garças, e terá como um de seus principais objetivos promover a preservação da fauna fluminense. A construção do parque está sendo realizada em parceria entre a Prefeitura de Miguel Pereira, o Governo do Estado, por meio do Comando de Polícia Ambiental (CPAm), e a iniciativa privada, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
“O Parque das Aves será um grande espaço para preservar a fauna fluminense. Além do resgate de animais, vamos garantir aos visitantes uma experiência única, com contato próximo às aves, em um espaço imersivo e lúdico. O local terá ainda sala de estudos, berçários de animais, borboletário, fazendinha, restaurante e loja temática”, explicou o prefeito de Miguel Pereira, André Português, um dos idealizadores do projeto.
Centro de Reabilitação
O parque também abrigará um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, onde as aves resgatadas passarão por triagem, identificação e, se necessário, reabilitação. Quando aptos, os animais serão reintroduzidos na natureza. Aquelas aves que precisarem de tratamento mais prolongado ou que estejam impossibilitadas de voltar ao habitat natural ficarão sob os cuidados da equipe especializada do parque.