Outubro começa no Rio com calor acima da média para o período

Previsão é de que os termômetros registrem temperaturas próximas ou acima de 40ºC durante boa parte do mês

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fernando Frazão/Agência Brasil

Outubro será um mês ainda mais quente do que setembro em grande parte do país, e no Rio de Janeiro não será diferente, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Há possibilidade de dias de “calor em excesso”, com as temperaturas podendo passar dos 40ºC, acima da média para o período.

Após a passagem de uma frente fria no final da semana passada, os termômetros da cidade já registram temperaturas altas neste começo de mês. A máxima registrada nesta segunda-feira (30/09), último dia de setembro, chegou aos 37ºC. Nesta terça-feira (01/10), o forte calor prevalece, com a máxima podendo novamente chegar aos 37ºC.

Na quinta-feira (03/09), a chegada de uma frente fria trará chuva fraca de forma isolada ao Rio de Janeiro. As rajadas de vento serão de moderadas a fortes e a temperatura começará a cair, variando entre 16 e 27 graus.

Nível de calor 2

Na última semana, a capital fluminense entrou no que a Prefeitura estabeleceu como Nível de Calor 2 (NC2) segundo de cinco níveis. O índice se caracteriza pela previsão ou registro de índices de calor (temperatura e umidade) – de 36ºC a 40ºC – por um ou dois dias consecutivos e por quatro horas ou mais.

Foi a primeira vez que o município alterou o nível de calor desde o anúncio do Protocolo de Calor, em 28 de junho deste ano.

Veja a seguir as principais recomendações para o cidadão me dias de calor extremo:

Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;
Consuma alimentos leves, como frutas e saladas;
Utilize roupas leves e frescas;
Evite bebidas alcoólicas com elevado teor de açúcar. Pode provocar desidratação;
Evite a exposição direta ao sol, em especial, das 10h às 16h;
Informe-se sobre os níveis de calor na cidade do Rio de Janeiro por meio das redes sociais e sites do Centro de Operações e da Secretaria Municipal de Saúde;
Não deixe de tomar medicamentos de rotina. O calor pode prejudicar mais quem tem hipertensão, diabetes ou insuficiência cardíaca;
Cuidados com pets: evite passeios entre 10h e 16h e cheque a temperatura do solo. Não esqueça de disponibilizar água fresca para o seu pet. Hidratação é fundamental;
Ofereça água com frequência a crianças e idosos, mesmo que não sintam sede.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Outubro começa no Rio com calor acima da média para o período

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui