Devido ao grande sucesso de público, a exposição “Cantos, Cores e Telas – Tecnomacumba de Rita Benneditto pelo traço de Fernando Mendonça” será prorrogada até o dia 26 de outubro de 2024 no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, no Rio de Janeiro. A mostra, que teve início em 7 de setembro de 2024, comemora os 20 anos do icônico projeto Tecnomacumba de Rita Benneditto e exibe 15 obras criadas ao vivo por Fernando Mendonça, artista maranhense e parceiro de longa data da cantora.
As obras, em tela e chapa acrílica, capturam a energia e a essência dos shows de Rita, traduzindo em cores e formas as divindades e entidades evocadas pela música da artista, que mescla pontos e rezas de religiões de matriz africana com a MPB. Tecnomacumba, desde sua estreia, tornou-se um marco cultural, tanto no Brasil quanto em países como Portugal, França e Senegal, levando uma mensagem de brasilidade e espiritualidade a diferentes públicos.
“Esta exposição é uma extensão do nosso trabalho no palco, agora levada às artes plásticas. Celebrar 20 anos de Tecnomacumba com a parceria de Fernando Mendonça é trazer ao público uma nova forma de vivenciar essa arte,” afirmou Rita Benneditto.
A mostra também inclui acessibilidade com tradução em Libras, audiodescrição e legendas, garantindo que todos os visitantes possam desfrutar da experiência de forma inclusiva.
Serviço:
Exposição: Cantos, Cores e Telas – Tecnomacumba de Rita Benneditto pelo traço de Fernando Mendonça
Local: Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica – Galerias 1, 2 e 3
Endereço: Rua Luís de Camões, 68 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Datas: 07 de setembro a 26 de outubro de 2024
Horário: Segunda a domingo, das 10h às 18h
Entrada: Gratuita
Acessibilidade: Tradução em Libras, Audiodescrição e Legendas