Colégio Vicentino da Imaculada Conceição inaugura o Museu das Filhas da Caridade

Museu é uma homenagem aos 170 anos de serviço missionário das irmãs da Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Solenidade de inauguração do Museu das Filhas da Caridade aconteceu no último sábado - Reprodução / Site do Colégio

O Colégio Vicentino da Imaculada Conceição, localizado em Botafogo, na Zona Sul da capital, inaugurou no último sábado (29), o Museu das Filhas da Caridade, para homenagear todas as irmãs que contribuíram para a construção da unidade educacional e para formação acadêmica, moral e espiritual de centenas de gerações de alunos ao longo dos 170 anos de atuação no Brasil.

A solenidade contou com as presenças de membros da comunidade educativa do colégio, bem como de religiosos. Entre eles estava a Visitadora, Ir. Selma Aparecida dos Santos, além de outras irmãs da Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. Em seu discurso de abertura, a diretora pedagógica, Ir. Maria da Penha Andreon, FC, saudou acolhedoramente famílias, colaboradores e amigos presentes.

“O Núcleo do Museu que hoje inauguramos, faz parte de uma Instituição que celebra 170 anos a serviço da Educação, guiada pelos Valores do Evangelho e pelo Carisma de São Vicente e Santa Luísa. Lembramos que ele é uma extensão do Museu das Filhas da Caridade, na Cúria Provincial, situada a Rua Dr. Satamini, 333 e aberto à visitação de todos”, disse a Ir. Maria da Penha, lembrando que o Museu das Filhas da Caridade representa a corporificação dos esforços e compromisso missionário das irmãs e de todas as pessoas que passaram pela instituição, que, por meio da Fé e do Sacrifício, impactaram não só a comunidade escolar, mas também o Rio de Janeiro através da formação dos seus alunos.

“Cada memória aqui guardada, reflete a Missão Vicentina de acolher, educar e transformar vidas. Esse memorial, nos convida a olhar para o passado com gratidão, para o presente com responsabilidade e para o futuro, com esperança. Que a inspiração e os ensinamentos dos nossos Fundadores e educadores nos fortaleçam para os desafios que ainda virão, renovando nosso compromisso com uma educação centrada no ser humano, na solidariedade e no amor ao próximo. Que este memorial sirva de farol, iluminando o caminho de novas gerações que passarão por este Colégio”, afirmou emocionada a diretora pedagógica da instituição, Ir. Maria da Penha Andreon.  

Coube à Ir. SelmaAparecida dos Santos, Visitadora das Filhas da Caridade, o descerramento da placa comemorativa do Museu. Presente ao evento, o Cônego Marcos William Bernardo, Pároco da Basílica da Imaculada Conceição e representante do Cardeal D. Orani Tempesta na solenidade, deu as boas-vindas aos presentes e destacou o reconhecimento por parte da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro da atuação da Filhas da Caridade no Brasil, desde a cidade de Mariana (MG) até o bairro de Botafogo.

Também presente à solenidade, o Cônego Marcos Wiilian, ressaltou que o Museu evidencia a visão educativa da Companhia, além de reforçar que educação e a cultura caminham sempre juntas.  O Cônego ressaltou ainda que a presença Missionária e Pastoral das Irmãs impacta formativamente a cultura vivida no bairro de Botafogo.

O sacerdote enalteceu a presença de estudantes no evento, afirmando que eles não só fizeram parte de um momento marcante da história do Colégio, como também passaram a integrar a rede de memória tecida pelas vidas das religiosas; sempre preocupadas com os menos favorecidos.

“Que o Memorial, possa por trás de tudo, levar vida e que essa Missão Educativa Vicentina, se perpetue como sinal dessa Evangelização na vida de todos e toda Igreja de São Sebastião do Rio de Janeiro”, afirmou o Cônego Marcos Wiilian.

A bênção solene da instituição foi oficiada pelo Padre Eli Chaves dos Santos, CM, diretor espiritual das Filhas da Caridade, que lembrou a Missão essencial da Família Vicentina: Assistência aos mais necessitados e vulneráveis. “Olhar o Cristo nos pobres. Pedindo as bênçãos de Deus e a intercessão de Maria, a Virgem Mãe da Medalha Milagrosa, nos dedicou a ela com toda nossa Missão”, completou o sacerdote.

Após a solenidade, os convidados participaram das atividades elaboradas pela equipe pedagógica do Colégio Vicentino da Imaculada Conceição: o “DIA D”, com o colégio aberto às famílias dos alunos, ofertando lazer, convivência e trocas de experiências.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Colégio Vicentino da Imaculada Conceição inaugura o Museu das Filhas da Caridade

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui