Proibição de aparelhos sonoros em veículos em estabelecimentos comerciais do Rio de Janeiro

Nova lei reforça controle sobre uso de som em veículos em áreas comerciais do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O uso de aparelhos sonoros instalados em veículos automotores está proibido em pátios de estabelecimentos comerciais abertos ao público. A proibição ocorre quando o som ultrapassa o interior do veículo, em volume ou potência capaz de perturbar o trabalho ou a tranquilidade de outras pessoas. A nova regra faz parte da Lei 10.526/12, de autoria do deputado suplente Átila Nunes (MDB), aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada em uma edição extra do Diário Oficial.

A medida segue as diretrizes do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que considera como perturbador qualquer som que exceda os limites estabelecidos pela tabela 1 de critério de avaliação para ambientes externos da Norma Brasileira Regulamentadora (NBR) 10.151/00, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Segundo a regulamentação, em áreas rurais como sítios e fazendas, o limite máximo de ruído permitido é de 40 decibéis durante o dia e 35 à noite. Em áreas residenciais urbanas, o limite é de 50 decibéis durante o dia e 45 à noite.

Os estabelecimentos comerciais afetados pela lei — incluindo postos de combustíveis, bares, restaurantes e outros estabelecimentos noturnos — devem afixar placas ou cartazes em locais visíveis informando a proibição, com os dizeres: “Em respeito à legislação estadual, é proibido o uso de som alto no pátio deste estabelecimento.”

O descumprimento da norma acarretará multa de três mil UFIRs-RJ (aproximadamente R$ 13,6 mil) para os estabelecimentos infratores, podendo o valor ser dobrado em caso de reincidência. O montante arrecadado com as multas será destinado ao Fundo Especial de Apoio a Programas de Proteção e Defesa do Consumidor (Feprocon).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Proibição de aparelhos sonoros em veículos em estabelecimentos comerciais do Rio de Janeiro

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui