No próximo dia 20 de outubro, a Enseada de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, recebe a primeira “Corrida e Caminhada Contra a Fome”, promovida pela ONG Ação da Cidadania. Corredores amadores e profissionais poderão escolher entre os percursos de 1 km, 3 km e 5 km, contribuindo para a maior campanha solidária de alimentos da América Latina. A corrida está prevista para às 7h e faz parte de um projeto que visa garantir um ‘Natal Sem Fome’ a milhares de famílias em todo o Brasil.
As inscrições custam R$ 60 e toda a renda será convertida em cestas básicas, impactando diretamente a vida de famílias em situação de vulnerabilidade. Atualmente, 64 milhões de brasileiros enfrentam insegurança alimentar, com quase 9 milhões vivendo em situação de fome, especialmente mulheres e crianças. No estado do Rio de Janeiro, quase 24% dos domicílios enfrentam algum grau de insegurança alimentar, com 468 mil famílias em condições moderadas ou graves, a pior marca do Sudeste, ao lado de São Paulo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“A Corrida e Caminhada Contra a Fome simboliza a urgência em mudar essa realidade que ainda afeta quase metade da população brasileira. Vamos mobilizar a sociedade mostrando que é possível tirar o Brasil do Mapa da Fome novamente. Para isso, decidimos convocar todos os cariocas e fluminenses a se juntarem à Ação da Cidadania nesse dia tão especial, que é o lançamento nacional do Natal Sem Fome. A nossa campanha é uma verdadeira maratona que vai até o final do ano, então nada melhor do que começar com uma corrida”, explica o diretor-executivo da ONG, Rodrigo “Kiko” Afonso.
Um dos fundadores da Ação Cidadania, Herbert de Souza, conhecido como o Betinho, foi um pioneiro na luta contra a pobreza e a miséria nos anos 90. Naquela época, partiu dele apresentar ao mundo quantos passos seriam necessários para acabar com a fome. Assim, no dia do evento, os participantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre sua trajetória, eternizada em uma escultura próxima ao local de início das provas.
“Assim como a cultura sempre mobilizou a sociedade contra a fome, o esporte também fez a sua parte. O primeiro evento público do Natal Sem Fome foi a “Pedalada Contra a Fome”, pela orla do Rio de Janeiro. Depois vieram os jogos do “Fome de Bola”, com artistas e atletas e os muitos clássicos no Maracanã, sempre com a entrada sendo 1 kg de alimento. Este ano quem participar da Corrida e Caminhada Contra a Fome será visto e inspirado pela estátua do Betinho, na Praia de Botafogo, que simboliza a fábula do Beija-Flor, tantas vezes contada por ele. Nela, o sociólogo conta que é possível combater o incêndio na floresta se cada um fizer a sua parte. Apesar das provas serem individuais, a corrida é uma atividade coletiva, em que os participantes compartilham os mesmos objetivos. Cada inscrição vai transformar o Natal de uma família. Assim como a fábula, todo participante terá feito a sua parte para combater a fome no país”, conclui Daniel Souza, presidente do Conselho da Ação da Cidadania.
Após a corrida, o bloco Fogo & Paixão, conhecido por animar o carnaval carioca com grandes sucessos da música brega, encerrará o evento. Os participantes poderão contribuir com a campanha ‘Natal Sem Fome‘, doando 1 kg de alimento não perecível nos pontos de coleta disponíveis. Também haverá recreação e atividades infantis.
Os três primeiros colocados de cada modalidade (masculino e feminino) receberão troféus. As modalidades incluem 1 km (caminhada), 3 km (corrida e caminhada) e 5 km (corrida). A idade mínima para participar é de 16 anos, e as inscrições estão abertas até o dia 18 de outubro. Mais informações sobre regulamento e entrega dos kits estão disponíveis no site da ONG.