Aluna de Caxias vence o Concurso Ciranda de Poesia com três poemas premiados

Laiany Mataini, de 15 anos, conquista o prêmio da 45ª Ciranda de Poesia, destacando-se com obras que refletem sobre o tempo e memórias.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Uma grande conquista para a rede estadual de educação. A jovem Laiany Mataini, de 15 anos, estudante do Colégio Estadual Parada Angélica, em Duque de Caxias, foi a vencedora da 45ª edição do Concurso Ciranda de Poesia, realizado no último dia 5 de outubro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Laiany, que frequenta o ensino integral, destacou-se com três belos poemas que abordam temas como o tempo e suas memórias.

A jovem poetisa, emocionada com a vitória, compartilhou sua surpresa: “Eu amei a experiência, uma coisa nova na minha vida. Amei conhecer todos que estavam lá. Eles me acolheram superbem, fiz novas amizades com pessoas que eu nunca imaginei. E esse resultado foi surpreendente para mim. Fiz os poemas achando que não ia dar em nada e depois eu estava lá, ganhando o prêmio. Foi incrível!”

A Ciranda de Poesia

A Ciranda de Poesia do Rio de Janeiro, que acontece desde 1980, celebra e premia novos talentos da literatura e da poesia, fomentando a criatividade de autores de todas as idades. Realizada anualmente em outubro, em homenagem ao Dia do Poeta (comemorado no dia 20), o evento tem como objetivo inspirar e revelar novos talentos da poesia.

O diretor-adjunto do Colégio Estadual Parada Angélica, Alexsandro dos Santos Siqueira, ressaltou a importância do interesse dos jovens pela leitura e poesia: “Diante dos desafios que a realidade educacional nos impõe, perceber o interesse e a sensibilidade dos jovens pela leitura e, sobretudo, pela poesia, é um ótimo sinalizador de que é possível criar um ambiente educacional mais dinâmico. O sorriso da jovem Laiany diante de sua conquista nos enche de felicidade e aquece uma parte importante do nosso fazer pedagógico.”

Celebração da vitória

A Casa do Poeta do Rio de Janeiro, organizadora da Ciranda, foi fundada em 1990 na Biblioteca Cecília Meireles. Desde então, o concurso continua a revelar novos talentos literários e fortalecer a importância da poesia na sociedade. A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, parabenizou Laiany e toda a equipe escolar pelo resultado: “A escola é o portal da transformação. Com certeza, ações desenvolvidas por toda a equipe pedagógica têm feito a grande diferença na formação de nossos alunos. Parabéns, Laiany e toda a equipe do Colégio Estadual Parada Angélica! Estamos muito felizes com este resultado.”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Aluna de Caxias vence o Concurso Ciranda de Poesia com três poemas premiados
lapa dos mercadores 2024 Aluna de Caxias vence o Concurso Ciranda de Poesia com três poemas premiados

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui