Cartola, um dos maiores nomes do samba e da música popular brasileira (MPB), completaria 116 anos no dia 11 de outubro. Para homenagear seu legado, a exposição “Simplesmente Cartola” é uma atração imperdível no Museu do Samba, localizado na Mangueira, escola de samba que o artista ajudou a fundar.
A mostra permanente traz à tona a trajetória de Angenor de Oliveira, nome de batismo de Cartola, autor de clássicos como “As Rosas Não Falam” e “O Mundo é um Moinho”. Ele foi o responsável por escolher o nome e as cores da Estação Primeira de Mangueira, além de compor seus primeiros sambas de desfile. O visitante poderá explorar a vida e obra do compositor por meio de imagens, documentos e objetos pessoais, que recontam sua relação com Dona Zica e a história do Zicartola, famoso restaurante fundado pelo casal em 1963.
Em suas palavras, Cartola descrevia a importância de seu trabalho com profundidade: “Minha música é uma coisa muito séria. Eu componho devagar para trabalhar bastante cada composição… Faço música para você guardar dentro de si, eternamente, no seu coração”.
Serviço – Exposição Simplesmente Cartola
- Local: Museu do Samba – Rua Visconde de Niterói, 1296 – Mangueira
- Horário: De terça a sábado, das 10h às 17h
- Ingressos: R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia entrada). Gratuito para estudantes da rede pública e moradores do entorno da Mangueira.