Crescimento de 6,7% nas vendas de supermercados no Rio de Janeiro em agosto

Supermercados do Rio de Janeiro registram alta de 6,7% nas vendas de agosto, somando 14 meses de crescimento contínuo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem criada por Inteligência Artificial

Os supermercados do estado do Rio de Janeiro registraram um aumento de 6,7% nas vendas em agosto de 2024, comparado ao mesmo mês de 2023, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE. Esse número já considera o ajuste pela inflação, refletindo um aumento real no volume de vendas. Com esse desempenho, o setor supermercadista atinge 14 meses consecutivos de crescimento em suas receitas.

O bom desempenho do setor foi fundamental para o crescimento geral do varejo no estado, que registrou um aumento de 0,80% nas receitas de agosto. Esse é o 14º mês consecutivo em que os supermercados apresentam crescimento acima da média do varejo fluminense.

De acordo com a consultoria econômica da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), no acumulado de janeiro a agosto de 2024, as vendas dos supermercados cresceram 5,4% em termos reais, comparadas ao mesmo período do ano anterior. Esse aumento se dá sobre uma base já elevada, considerando que, em 2023, o setor também registrou alta significativa de 5,0% no mesmo período.

Para o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, o resultado reforça a relevância do setor para a economia fluminense. “O desempenho dos supermercados tem contribuído significativamente para o crescimento do varejo como um todo em 2024 (+1,8%). Há mais de um ano, o setor aumenta suas receitas todos os meses. Ao contrário dos supermercados, o varejo fluminense registrou queda em 2023,” destaca Queiróz.

No cenário nacional, as vendas dos supermercados também tiveram um forte crescimento, com alta de 6,9% em agosto de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023. O estudo do IBGE revelou que 10 das 12 unidades federativas analisadas registraram aumento nas vendas, com exceção do Espírito Santo (-2,7%) e Minas Gerais (-0,2%). Apesar de o Rio de Janeiro ter ficado abaixo da média nacional, o estado obteve o sétimo melhor desempenho no país e liderou o crescimento na região.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Crescimento de 6,7% nas vendas de supermercados no Rio de Janeiro em agosto

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui