Operação conjunta autua 18 postos de combustíveis no Rio por irregularidades

Fiscais do Procon-RJ, Sefaz-RJ, Ipem e ANP identificam "bomba baixa" e produtos irregulares em postos da Baixada Fluminense e Zona Norte

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Uma operação conjunta realizada pelo Procon-RJ, em parceria com a Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ), o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) e a Agência Nacional de Petróleo (ANP), autuou 18 postos de combustíveis na Baixada Fluminense e na Zona Norte do Rio de Janeiro entre os dias 30 de setembro e 11 de outubro. A ação teve como objetivo fiscalizar possíveis irregularidades nos estabelecimentos.

Durante a operação, 16 bicos de abastecimento foram lacrados por fraude de “bomba baixa”, quando a quantidade de combustível entregue é inferior ao indicado no visor da bomba. Além disso, os fiscais encontraram produtos sendo vendidos fora da validade, lubrificantes sem registro da ANP, ausência do livro de reclamações do Procon-RJ e a falta de exibição de preços nos produtos à venda.

Um dos postos fiscalizados também estava operando com a licença vencida desde agosto de 2024. De todos os estabelecimentos vistoriados, apenas dois não apresentaram nenhuma irregularidade.

O presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, destacou a importância dessas operações para proteger os consumidores.
“Essas fiscalizações são muito importantes para coibir irregularidades e evitar prejuízos aos consumidores. A fraude de quantidade, por exemplo, ludibria o consumidor, que paga a mais por um combustível que, na realidade, não foi adquirido. Já as fraudes de qualidade podem gerar problemas mecânicos nos veículos e causar prejuízos materiais,” explicou Coelho.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Operação conjunta autua 18 postos de combustíveis no Rio por irregularidades

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui