O novo espetáculo da Companhia Ensaio Aberto, O Banquete, estreia no Teatro Vianinha, localizado no Armazém da Utopia, Cais do Porto, Rio de Janeiro. Com direção de Luiz Fernando Lobo, o espetáculo se baseia em crônicas musicais escritas por Mário de Andrade e traz uma reflexão sobre o papel do artista e da arte no combate social.
“Agora iniciamos uma nova etapa, um novo ciclo. Como Mário, acreditamos nas artes de combate, não na arte eterna. Nossa luta sempre foi e continuará sendo no dia a dia”, afirma Luiz Fernando Lobo, diretor da companhia.
Um espetáculo de engajamento social
A Companhia Ensaio Aberto, com mais de três décadas de trajetória, é conhecida por seu trabalho voltado para o teatro político e social. Em O Banquete, a companhia aborda questões críticas da sociedade brasileira, utilizando a obra de Mário de Andrade para provocar reflexões sobre a cultura nacional e o papel do artista.
A trama se passa na fictícia cidade de Mentira, que ora é descrita como um país vizinho do Brasil, ora como uma simpática cidade paulista. Ali, uma mansão se torna o palco de um banquete onde são discutidas questões profundas da sociedade. “Algumas coisas só se resolvem a golpes de banquete”, diz uma das provocações de Mário de Andrade.
“O Banquete convida o espectador a pensar criticamente sobre seu entorno, a sociedade em que vive, e sobre o Brasil. É uma obra que instiga e desafia” , comenta Luiz Fernando Lobo.
Elenco e produção
Com um elenco de 21 atores e atrizes da Companhia Ensaio Aberto, além de convidados como Leonardo Hinckel, Tuca Moraes, Gilberto Miranda e Grégori Eckert, o espetáculo conta com uma equipe de produção de alto nível. A cenografia é assinada por J.C. Serroni, os figurinos por Beth Filipecki e Renaldo Machado, e a direção musical é de Felipe Radicetti.
A peça combina elementos teatrais e musicais para construir uma narrativa que, embora inacabada, como muitas obras de Mário de Andrade, mantém uma forte conexão com a realidade brasileira.
Temporada e ingressos
A temporada de O Banquete teve início no dia 07 de setembro e segue até 04 de novembro de 2024, no Teatro Vianinha, localizado no Armazém da Utopia. A primeira fase do espetáculo, entre 07 e 27 de setembro, contou com sessões gratuitas, promovendo o acesso democrático à cultura. A partir de 27 de setembro, o espetáculo segue com ingressos a preços populares.
“O uso consciente dos ingressos gratuitos é incentivado, direcionando-os para o programa de democratização de acesso da companhia, a Ciência do Novo Público” , reforça a produção.
O Teatro Vianinha, com capacidade para 272 pessoas, é um espaço acessível e inclusivo, resultado de um projeto de restauração e modernização do Armazém da Utopia. As obras contaram com apoio financeiro do BNDES, além do patrocínio da Shell e do Instituto Cultural Vale, e foram realizadas com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
Serviço
- Espetáculo: O Banquete
- Temporada: De 07 de setembro a 04 de novembro de 2024
- Dias e horários: Sextas, sábados, domingos e segundas, às 20h
- Local: Armazém da Utopia – Teatro Vianinha
- Endereço: Armazém 6, Cais do Porto, Rio de Janeiro, RJ
- Ingressos: R$ 60 (inteira) | R$ 30 (meia-entrada)
- Venda de ingressos: Sympla
- Classificação indicativa: 14 anos
- Duração: 90 minutos