Até o próximo sábado (19/10), cinco unidades do Sesc-RJ recebem o espetáculo ”Céu em Si”, produção artística de Daniela Galdino que potencializa as conexões entre poesia, performance, audiovisual e música, abordando o processo de cura por mulheres vítimas de variados tipos de violência.
Na cidade do Rio, ”Céu em Si” acontece nesta terça (15/10), na quarta (16/10) e no sábado (19/10) nas unidades do Sesc de Madureira, Copacabana e Tijuca, respectivamente. Paralelamente, na quinta (17/10), o espetáculo será realizado no Sesc Niterói e, na sexta (18/10), no Sesc Valença.
No palco, acompanhada de uma videoinstalação, Daniela intensifica os diálogos expandidos no campo da literatura e entrecruza linguagens/suportes, jogando com a noção de duplos do corpo performático: simultaneidade de imagens em projeção audiovisual e na ação performatizada em temporalidade síncrona.
Com 30 minutos de performance, seguida de uma conversa sobre o tema com a plateia, ”Céu em Si” é uma reflexão sobre as formas de resistência compartilhada entre mulheres. Por meio de uma narrativa envolvente e recursos audiovisuais impressionantes, explora temas de espiritualidade e a busca por significado em um mundo que cada vez mais oprime mulheres diversas. Os espectadores são convidados a embarcar em uma viagem que transcende a realidade, com elementos interativos que os envolvem de maneira profunda.
”Encontrei nesse texto e nessa concepção de apresentação uma forma de expressar essas dores que, infelizmente, nunca deixam de ser contemporâneas”, afirma Daniela, que é poeta e professora de Literatura da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).
Vale ressaltar que o roteiro de ”Céu em Si” tem caráter em aberto, pois, propositadamente, há um espaço a ser preenchido com a potência das interações imedíveis experienciadas durante a circulação presencial da performance.
”Estamos ansiosos para saber como o público carioca vai preencher essa lacuna. Consideramos que os sujeitos que compõem o público de ‘Céu em Si’ vivenciem a imersão estética compartilhada e possam se perceber como duplos do corpo performático”, conclui Galdino.
Serviço
”Céu em Si” no Sesc-RJ
- 15/10 (terça) | 16h | Sesc Madureira (Rua Ewbank da Câmara, 90 – Madureira – Rio de Janeiro/RJ)
- 16/10 (quarta) | 19h | Sesc Copacabana (Rua Domingos Ferreira, 160 – Copacabana – Rio de Janeiro/RJ)
- 17/10 (quinta) | 15h | Sesc Niterói (Rua Padre Anchieta, 56 – São Domingos – Niterói/RJ)
- 18/10 (sexta) | 20h | Sesc Valença (Avenida Professora Silvina Borges Graciosa, 44 – Belo Horizonte – Valença/RJ)
- 19/10 (sábado) | 17h | Sesc Tijuca (Rua Barão de Mesquita, 539 – Andaraí – Rio de Janeiro/RJ)