O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) homologou, nesta segunda-feira (14/10), as candidaturas ao cargo de procurador-geral de Justiça para o próximo biênio, de 2025 a 2027. Durante a sessão do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça, presidida pelo atual procurador-geral Luciano Mattos, foram aprovadas, por unanimidade, as candidaturas dos procuradores Antonio José Campos Moreira e Leila Machado Costa. Os dois são os únicos nomes inscritos para a formação da lista tríplice.
A votação que decidirá o novo procurador-geral de Justiça será realizada em 2 de dezembro de 2024, por meio de sistema eletrônico. O candidato escolhido tomará posse em 17 de janeiro de 2025, iniciando o mandato de dois anos, que se estenderá até 16 de janeiro de 2027.
Durante a sessão, foi informado que o procurador de Justiça Cláudio Henrique da Cruz Viana apresentou seu pedido de inscrição fora do prazo estipulado pela Deliberação OECPJ nº 61, de 16 de setembro de 2024. A solicitação de Cláudio Henrique foi enviada às 19h21, ultrapassando o prazo estabelecido. Posteriormente, ele manifestou sua desistência de concorrer ao cargo.
“Estamos diante de dois candidatos de grande competência e experiência, e agora o Colégio de Procuradores terá a responsabilidade de escolher quem conduzirá o Ministério Público pelos próximos dois anos”, comentou Luciano Mattos durante a sessão.
Serviço:
Votação para procurador-geral de Justiça do MPRJ
Data: 2 de dezembro de 2024
Posse do eleito: 17 de janeiro de 2025