Mapa Empreendedor da Pequena África é lançado para fortalecer negócios locais

Iniciativa visa mapear e conectar empreendedores da histórica região da Zona Portuária do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Pedra do Sal - Pequena África - Foto Thiago Lara

O Grupo L’Oréal no Brasil, em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), lançou o Mapa Empreendedor da Pequena África, uma iniciativa que busca mapear, conectar e valorizar os pequenos negócios da região da Pequena África, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. O projeto visa fomentar o desenvolvimento socioeconômico de uma área de grande importância histórica e cultural, que no passado recebeu mais de 1 milhão de pessoas escravizadas.

Com uma presença de 65 anos no Brasil e sua sede administrativa localizada na região há sete anos, a L’Oréal reforça seu compromisso com a diversidade, equidade e inclusão. “Como líder mundial de beleza, acreditamos que incluir é o caminho para prosperar, e o fortalecimento de iniciativas que promovam a capacitação e inserção econômica é essencial para a construção de um futuro em que todos tenham a oportunidade de crescer,” afirma Helen Pedroso, Diretora de Responsabilidade Social Corporativa e Direitos Humanos do Grupo L’Oréal no Brasil.

Visibilidade e conexão entre pequenos empreendimentos e grandes empresas

A iniciativa vem em resposta à ausência de um levantamento formal de empreendedores na região da Pequena África, que inclui bairros como Centro, Saúde, Gamboa, Santo Cristo e Praça Onze. Apesar do crescimento do número de empreendedores na cidade do Rio de Janeiro — que aumentou mais de 23% nos últimos quatro anos, de acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico — a região da Pequena África ainda não havia sido mapeada.

“Essa iniciativa representa um esforço em conjunto para valorizar a região,” destaca Flavia Bitencourt, Gerente de Compras do Grupo L’Oréal no Brasil. “Acreditamos que o mapeamento contribuirá para dar visibilidade aos empreendedores, não só para a cadeia de fornecimento da L’Oréal, mas também para outras empresas que desejam se conectar com pequenos negócios locais.”

O projeto prevê a criação de uma rede de potenciais fornecedores, com o objetivo de conectar pequenos empreendimentos a grandes empresas, fortalecendo o ecossistema econômico local. Ao final do mapeamento, será criado um catálogo unificado de empreendedores da região, que será divulgado para promover os negócios locais.

Incentivo ao desenvolvimento inclusivo e sustentável

Para Leonardo José, gerente de empreendedorismo do CIEDS, a Pequena África está se consolidando como um importante polo cultural e econômico do Rio de Janeiro, e o mapeamento contribuirá para garantir um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável. “O CIEDS está inserido na região, não só por meio de sua sede, mas com seus projetos e atuação em rede, que geram mais prosperidade para pessoas, negócios e organizações,” explica Leonardo.

Os empreendedores locais, sejam eles formais ou informais, podem se cadastrar na iniciativa até o dia 10 de novembro. Estão aptos a participar negócios como bares, mercados, produtores culturais, além de empreendedores dos setores de gastronomia, saúde, beleza, educação, tecnologia, moda, artesanato, eventos e muitos outros. O cadastro pode ser feito através do link: https://mailchi.mp/cieds/mapa-empreendedor-pequena-africa.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mapa Empreendedor da Pequena África é lançado para fortalecer negócios locais

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui