A partir desta quarta-feira (16/10), o Rio de Janeiro recebe o cantor norte-americano Bruno Mars para três shows no Estádio Nilton Santos. Depois de agitar o The Town, em São Paulo, “Bruninho”, como é carinhosamente chamado pelos fãs, traz a turnê Bruno Mars Live in Rio para a Cidade Maravilhosa. No trajeto dos trens da SuperVia, que vai operar com esquema especial junto com o MetrôRio, já é possível ver luzes e placas orientando o público para o evento. A Prefeitura preparou um esquema especial de trânsito, segurança, ordenamento urbano e limpeza para garantir a tranquilidade durante as apresentações, que também acontecem nos dias 19 e 20 de outubro.
Agentes municipais estarão presentes no entorno do Engenhão durante os três dias de apresentação para garantir que a chegada e saída dos fãs ocorram com tranquilidade. A Prefeitura recomenda o uso de transporte público, já que as principais ruas ao redor do estádio estarão bloqueadas e o estacionamento, proibido.
COR utilizará drones na fiscalização do entorno do estádio
O Centro de Operações Rio (COR) terá uma bancada especial dedicada ao monitoramento dos shows, com operadores extras em cada dia. A operação contará com o reforço de equipes da CET-Rio, Guarda Municipal, Secretaria de Ordem Pública (Seop), Subprefeitura da Zona Norte, além das concessionárias SuperVia e MetrôRio. O videowall do COR também vai ganhar um layout específico para os pontos de bloqueio e observação, e câmeras posicionadas ao redor do estádio serão utilizadas, assim como drones, para monitorar a região.
Ruas do entorno do Engenhão serão interditadas
A CET–Rio vai mobilizar agentes e apoiadores de tráfego diários nas ruas e pontos de bloqueio, orientando o público, pedestres e os motoristas. O objetivo é garantir a segurança, fluidez do trânsito e evitar o estacionamento irregular, mantendo os cruzamentos livres.
Faixas e painéis de mensagens variáveis informarão sobre os horários de fechamento das vias e as rotas alternativas. A circulação no entorno do Estádio Nilton Santos será restrita, e a entrada de veículos de moradores será permitida apenas mediante comprovante de residência. No entanto, esses veículos não poderão estacionar em áreas sinalizadas com proibição. Além das restrições de estacionamento já vigentes, outras vias ao redor do estádio também estarão bloqueadas para estacionar.
A circulação de ônibus será proibida nas vias próximas ao estádio, exceto para as linhas regulares da cidade. Motoristas devem respeitar a sinalização para evitar a remoção dos veículos para os depósitos públicos.
Além da atuação em campo, equipes no COR monitorarão infrações de trânsito, como estacionamento e embarque/desembarque em locais proibidos, por meio das câmeras instaladas. A sinalização específica já foi colocada, indicando as proibições e a fiscalização ativa.
- Interdições (16, 19 e 20/10)
Das 14h até 1h
– Rua Dona Teresa
A partir das 16h até 1h
– Rua Dr. Padilha, entre a Rua Arquias Cordeiro e a Rua das Oficinas
– Rua Goiás, entre a Rua Guilhermina e a Rua José dos Reis
– Rua Arquias Cordeiro, entre a Rua José dos Reis e a Rua Dona Teresa
– Rua José dos Reis
– Rua Guineza, entre a Rua Bento Gonçalves e a Rua Goiás
– Rua das Oficinas
– Rua Dr. Padilha, entre a Rua Piauí e a Rua das Oficinas
– Rua Henrique Scheid
– Rua Sales Guimarães
– Rua Gentil de Araújo
– Rua Coronel Cunha Leal
- Desvios
Os veículos provenientes da Rua Goiás poderão realizar o seguinte desvio:
– Rua Goiás, Rua Guilhermina, Av. Dom Helder Câmara, Rua José Bonifácio e Rua Arquias Cordeiro
Os veículos provenientes da Rua Piauí poderão realizar o seguinte desvio:
– Rua Piauí, Av. Dom Helder Câmara, Rua João Pinheiro, Rua Leopoldina, Rua Silvana e Rua Goiás
- Proibição de estacionamento
A partir das 23h dos dias anteriores ao evento:
– Rua Dr. Padilha
– Rua das Oficinas
– Rua José dos Reis, entre a Rua das Oficinas e a Rua Bento Gonçalves
– Rua General Clarindo
– Rua Benício de Abreu
– Retorno sob o viaduto Jornalista Armando Nogueira (acesso à Linha Amarela), entre a Rua José dos Reis e a Linha Amarela
– Rua Henrique Scheid
– Rua Gentil de Araújo
– Rua Angelina, entre a Rua Bento Gonçalves e a Rua Arquias Cordeiro
– Rua José dos Reis, entre a Rua Arquias Cordeiro e a Rua Bento Gonçalves
– Rua José dos Reis, entre a Rua das Oficinas e a Rua Henrique Scheid
- Seop e GM-Rio farão patrulhamento preventivo com foco na segurança e ordenamento urbano
A operação da Secretaria de Ordem Pública (Seop) e da Guarda Municipal do Rio contará com agentes por dia, atuando no ordenamento urbano, trânsito e segurança do público. As ações terão início duas horas antes da abertura dos portões, às 14h, e continuarão até o fim do evento, abrangendo toda a área ao redor do Estádio Nilton Santos. O trabalho será reforçado por viaturas, motos, reboques e um caminhão.
No trânsito, o foco será mitigar os impactos no tráfego, garantindo mobilidade e coibindo infrações, especialmente estacionamento irregular e fila dupla. Os agentes também auxiliarão na travessia dos pedestres e operarão os bloqueios viários e interdições estabelecidos pela CET-Rio.
Já as equipes de ordenamento urbano patrulharão preventivamente o entorno do estádio em parceria com a Seop, combatendo irregularidades, como o comércio ambulante sem licença, e reforçando a segurança dos presentes. A operação terá o apoio do Grupamento de Operações com Cães da GM-Rio.
- Comlurb terá operação especial de limpeza no entorno do estádio
No planejamento especial preparado pela Comlurb, garis e agentes de limpeza urbana vão atuar no entorno do estádio em cada dia de show. Os profissionais vão trabalhar em toda a parte externa do estádio, incluindo o calçadão, vias do entorno e principais ruas de acesso, como Doutor Padilha, José dos Reis, Arquias Cordeiro e Rua das Oficinas, entre outras. Os serviços, que terão início às 7h, com a pré-limpeza para os eventos, se estenderão até a madrugada. Para facilitar o descarte correto de resíduos por parte dos frequentadores serão colocados contêineres em volta do estádio.
A Comlurb terá ainda uma estrutura de veículos e equipamentos para atender às três apresentações. Na pré-limpeza e no fim dos serviços, será feita a limpeza hidráulica de toda a área.
- MetrôRio e SuperVia anunciam esquema especial
Vale lembrar que o MetrôRio e a SuperVia anunciaram um esquema especial para os três dias de show. O DIÁRIO DO RIO detalhou como será o funcionamento.