RJ registra crescimento no tráfego nas estradas e no volume das frotas

O tráfego pesado no RJ cresceu 12% em relação a setembro de 2023, enquanto a frota de veículos atinge 7,8 milhões

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Carros na avenida Ernani Cardoso (Foto: Centro de Operações Rio)

Entre agosto e setembro de 2024, no Rio de Janeiro, o fluxo total de veículos aumentou, com uma elevação de 2,0% no mesmo período. O crescimento foi liderado pelo tráfego de veículos pesados (+2,3%) e leves (+1,8%). Esses são alguns dos resultados da última edição do Monitor de Tráfego nas Rodovias, levantamento realizado pela Veloe em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) com o objetivo de acompanhar o movimento de veículos desde janeiro de 2020.

Ainda segundo a Senatran, no mesmo período, o Rio de Janeiro contava com uma frota de 7.884.152 veículos, o que representa 6,4% da frota nacional. Este número aumentou 0,3% em relação a maio, com um crescimento anual de 3,3% e de 5,5% nos últimos 12 meses.

A Secretaria Nacional de Transportes (Senatran) apresentou estatísticas atualizadas sobre a frota de veículos. A composição da frota fluminense inclui 63,0% de automóveis, 16,3% de motocicletas e 5,3% de caminhonetes. Em termos de combustível, a maioria dos veículos utiliza gasolina (34,7%) ou gasolina/etanol (32,9%), enquanto 21,2% são movidos a GNV. A idade média da frota no estado é de 18,1 anos, com 16,1% dos veículos fabricados nos últimos cinco anos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp RJ registra crescimento no tráfego nas estradas e no volume das frotas

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui