A Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR), localizada no Jardim Botânico, Rio de Janeiro, implementou mudanças significativas em sua operação a partir deste mês de outubro. A instituição descredenciou todos os planos de saúde e passou a atender exclusivamente de forma particular, pegando de surpresa muitos dos seus pacientes. A decisão afeta diretamente aqueles que dependiam dos convênios para realizar tratamentos no local, forçando-os a buscar novas alternativas de atendimento.
Além disso, uma boa parte do terreno da ABBR está atualmente em reforma, enquanto a instituição cedeu parte de sua área para a empresa privada Valsa, que oferece Terapia Multidisciplinar. A Valsa, especializada em uma abordagem integrada de cuidados, como fisioterapia, terapia ocupacional e psicologia, assume agora a nova área para expandir suas atividades no Rio de Janeiro.
O processo de reconfiguração da ABBR acontece de forma discreta: o letreiro da fachada da associação está coberto, sinalizando a transição e as reformas que ocorrem no local. Sem um comunicado oficial, os pacientes têm sido surpreendidos pelas mudanças e orientados a buscar outras opções de tratamento, enquanto a ABBR parece estar redefinindo seu papel no cenário da reabilitação.
As razões para o descredenciamento dos planos de saúde não foram divulgadas, mas é possível que estejam ligadas a uma estratégia de reposicionamento da instituição. A ABBR continua sendo uma referência na reabilitação física e motora, enquanto a Valsa promete trazer uma nova proposta de atendimento terapêutico multidisciplinar à região.
Esclarecimentos
Após a publicação da matéria, a ABBR procurou o jornal e mandou o seguinte comunicado:
“A ABBR, como uma instituição privada e sem fins lucrativos, chega aos seus 70 anos de existência com um trabalho reconhecido na área de reabilitação, não só no Rio de Janeiro, mas em todo o Brasil, servindo de inspiração para outros centros de reabilitação, como foi para a rede Sara Kubitschek.
Recentemente, a parceria com a Rede Valsa propiciou uma remodelação e modernização em todas as suas instalações, incluindo seu parque tecnológico, com a aquisição de equipamentos de ponta para melhorar ainda mais o atendimento aos seus pacientes.
Acrescenta-se a isso que o Grupo Valsa passa a operar, nas instalações da ABBR, um moderno hospital de reabilitação, com foco na desinternação de pacientes que necessitem de reabilitação de alta complexidade e de forma intensiva. A partir dessa parceria, o Grupo Valsa passa a ter a prerrogativa exclusiva de encaminhar para tratamento na ABBR aqueles pacientes portadores de plano de saúde contratualizados com a empresa.
A ABBR continua sua nobre missão de atendimento a pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde, pela Secretaria Municipal de Saúde, ao invés do SISREG, em diversas áreas de reabilitação, como pacientes neurológicos, amputados, infantojuvenis e oficina ortopédica. A parceria com a Rede Valsa proporciona a continuidade desses atendimentos, em face da baixa remuneração da tabela SUS.”
Sempre com ótimas materias.
Parabéns