O Projeto Aquarius realiza a sua próxima edição, no dia 2 de novembro, sábado, na Praça Mauá, no coração do Porto Maravilha. A programação começa às 17h, com as apresentações de Adriana Calcanhotto e Luedji Luna, e da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), sob a regência do maestro Roberto Tibiriçá. A proposta do Projeto Aquarius, que perdura desde 1972, é de mesclar música de concerto e popular com convidados especiais, com o intuito de formar público e promover a inclusão cultural.
No repertório da OSB, as composições de autores brasileiros, como Carlos Gomes, Francisco Mignone, Ronaldo Miranda, Alberto Nepomuceno e Guilherme Bernstein, serão destaque. Entre as obras escolhidas por Roberto Tibiriçá estão as aberturas de Fosca e O Guarani, de Carlos Gomes; a dança final de Maracatu Chico Rei e Congada, suíte de O contratador de diamantes, de Francisco Mignone; além da abertura de O Garatuja, de Alberto Nepomuceno.
Entre os sucessos de Adriana Calcanhotto e de Luedji Luna, o público poderá ouvir “Esquadros” e “Vambora”, além de “Banho de folhas” e “Tirania“, respectivamente.
Para Roberto Tibiriçá, a mistura entre o popular e o erudito é crucial para a formação de plateia, além de representar um grande exercício de integração entre estilos diferentes.
“São duas cantoras extraordinárias, com timbres e estilos bem próprios. Mais para o fim do mês devemos ter um ensaio com elas, já estamos ansiosos por este contato, poder trocar com elas. Fico muito feliz de ser convidado novamente para o projeto, que faz parte da minha vida e da história da OSB”, comentou Tibiriçá, segundo o Diário do Porto.
O Projeto Aquarius conta com o apoio do Governo do Estado, do Instituto Cultural Vale e do SESC RJ; e é realizado com os recursos da Lei de Incentivo à Cultura. A promoção é das organizações GLOBO e do Ministério da Cultura.