Espetáculo infantil “Azul” retorna ao CCBB Rio após sucesso nacional

Peça da Artesanal Cia. de Teatro aborda relações familiares com sensibilidade e inclusão

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
foto: Vivian Gradela

Após passar por 16 cidades brasileiras e encantar mais de 23 mil espectadores, o espetáculo infantil “Azul” retorna ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) no Rio de Janeiro, onde estreou em maio de 2023. A nova temporada ocorrerá no Teatro III, de 2 de novembro a 1º de dezembro, com apresentações aos sábados e domingos, às 16h. Os ingressos custam R$30 (inteira) e R$15 (meia), com patrocínio do Banco do Brasil.

Dirigida por Henrique Gonçalves e Gustavo Bicalho, que também assina a dramaturgia ao lado de Andrea Batitucci, a peça narra a história de amor entre dois irmãos, Violeta e Azul. A trama é contada do ponto de vista de Violeta, uma menina de quatro anos que, ansiosa pela chegada do irmãozinho, se vê desafiada a lidar com suas diferenças. Ao longo da peça, Violeta aprende a aceitar e amar o irmão de forma incondicional, superando os ciúmes iniciais.

O elenco conta com Alexandre Scaldini, Brenda Villatoro, Bruno de Oliveira, Carol Gomes, Marise Nogueira e Tatá Oliveira, além da narração de Cleiton Rasga. A produção é marcada pelo uso de bonecos e máscaras criados pelo artista visual Dante, características que reforçam a imersão lúdica do público no universo de Violeta e Azul.

Embora não trate diretamente do Transtorno do Espectro Autista (TEA), “Azul” aborda com sensibilidade as percepções de uma criança sobre um irmão que vive o mundo de forma diferente. Segundo Cris Muñoz, consultora de acessibilidade da produção, a peça propõe um olhar de respeito à diversidade e à inclusão. “É uma abordagem lúdica e respeitosa que traz humanização às diferenças, sem romantização ou discriminação”, explica Cris, que também é atriz, autista e mãe de uma criança no espectro.

A trilha sonora, assinada por Gustavo Bicalho, complementa a narrativa com marchinhas de carnaval, blues e música erudita, conferindo leveza e emoção ao espetáculo. A temporada carioca de “Azul” promete repetir o sucesso da estreia, que rendeu à peça o Prêmio APTR de Melhor Espetáculo Infantil em 2023.

A equipe da Artesanal Cia. de Teatro espera que a peça continue tocando famílias por onde passa. “É emocionante ver o impacto que a peça tem, principalmente nas famílias que se identificam com a narrativa de forma tão próxima”, comenta Bicalho. A companhia, que conta com 29 anos de trajetória, é conhecida por seu rigor estético e pela pesquisa de técnicas que misturam teatro de animação, sombras, máscaras e videografismo, sempre com uma linguagem contemporânea e inovadora.

A temporada de “Azul” também terá sessões acessíveis em libras, reforçando o compromisso do grupo com a inclusão e acessibilidade.

SERVIÇO:

Azul

Espetáculo da Artesanal Cia. de Teatro

Temporada: 2 de novembro a 1º de dezembro de 2024

Sábados e domingos às 16h

Classificação indicativa: Livre (recomendado a partir dos 5 anos)

Duração: 70 minutos

Centro Cultural Banco do Brasil – Teatro III

Capacidade: 63 lugares

Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro

Informações: (21) 3808-2020 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Espetáculo infantil "Azul" retorna ao CCBB Rio após sucesso nacional
lapa dos mercadores 2024 Espetáculo infantil "Azul" retorna ao CCBB Rio após sucesso nacional
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui