A rede hoteleira do Rio de Janeiro tem ótimas expectativas em relação à ocupação durante a reunião da cúpula do G20 na cidade, na segunda quinzena de novembro.
De acordo com Alfredo Lopes, presidente do Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro (HotéisRIO), a média de ocupação da capital fluminense deve ficar em torno de 80% no período do encontro entre os principais líderes mundiais, com destaque para a Zona Sul, que deve chegar a 95%.
”Estamos hoje com média de 72% de ocupação, somando Barra da Tijuca e Centro. Já a Zona Sul, neste momento, está com 86% de ocupação. Em novembro, no entanto, a cidade deve subir de 72% para 80%, e a Zona Sul deve chegar a 95%”, comenta.
Ainda segundo Alfredo, a reunião do G20 já vem impactando a hotelaria carioca ao longo de todo o ano de 2024, por conta das reuniões temáticas e preparatórias para a reunião de cúpula. Ele ressalta também que os hotéis abrirão vagas temporárias. ”Deverão ser, aproximadamente, 600 postos de trabalho, em especial para atendimento nos bares, restaurantes e piscinas”, conclui.
O que é
Criado em 1999, o G20 é composto por 19 países e um bloco econômico, mais precisamente a União Europeia. Em 2024, o evento chega à sua 19ª edição e será realizado nos dias 18 e 19 de novembro na cidade do Rio de Janeiro.
Entre os principais assuntos tratados pelo grupo estão o fortalecimento da economia internacional por meio da elaboração de estratégias de desenvolvimento em comum e de políticas macroeconômicas.
As discussões abordam, também, outras áreas fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico das nações, como comércio internacional, meio ambiente, fontes de energia e sustentabilidade.