O empresário americano, naturalizado brasileiro, Peter Rodenbeck morreu de câncer, nesta sexta-feira (18), em São Paulo. Rodenbeck, de 85 anos, foi responsável por trazer as redes McDonald’s, Outback e Starbucks para o Brasil. Em nota, a Bloomin Brands Brasil, operadora da Outback, confirmou o falecimento do empresário, que lutava contra a doença desde 2017.
A primeira unidade do McDonald’s, no Brasil, foi inaugurada em 1979, na Rua Hilário de Gouveia, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. A loja funciona até hoje. Ao fazer a prospecção de mercado, Peter Rodenbeck verificou que a praça carioca estava pronta para receber a rede americana de fast-food, graças à atuação do Bob’s, que atuava no mesmo segmento.
O empresário ficou à frente do McDonald’s Brasil até 1994. Três anos depois abraçou outra frente: trazer a rede Outback para o Brasil. Com a esposa Maria Luiza, Rodenbeck também trabalhou para introduzir a Starbucks no mercado brasileiro.
Peter Rodenbeck nasceu no estado de Michigan, nos EUA, e possuía uma sólida formação acadêmica, tendo se graduado em administração bancária, finanças e contabilidade pela New York University; e administração de saúde e tecnologia da informação na Harvard Extension School.
Rodenbeck trabalhou em grandes empresas, como o Citibank e o Banco Garantia. Como empresário, sempre foi considerado arrojado e visionário, por sua capacidade de identificar oportunidades e antecipar tendências. As empresas introduzidas por ele no mercado brasileiro evidenciam essas características.
Leia a nota da Bloomin Brands Brasil sobre a morte de Rodenbeck:
“É com profundo pesar que a Bloomin’ Brands anuncia o falecimento de Peter Rodenbeck, um dos maiores empresários do setor de alimentação no mundo, responsável por trazer ao Brasil marcas icônicas como McDonald’s, Outback Steakhouse e Starbucks. Rodenbeck faleceu na tarde desta sexta-feira (18/10/2024) em decorrência de um câncer, deixando um legado de inovação e empreendedorismo que transformou o mercado de restaurantes e alimentação fora do lar em território brasileiro.
Nascido na cidade de Mount Pleasant, no estado de Michigan nos Estados Unidos, e naturalizado brasileiro, o empresário formou-se pela Stern School, New York University em administração bancária, finanças e contabilidade, e pela Harvard Extension School, em administração de saúde e tecnologia de informações. Peter Rodenbeck iniciou sua trajetória no Brasil em 1979, quando trouxe o McDonald’s para o país e onde atuou por quase 20 anos.
Em 1996, se uniu a Salim Maroun e Giancarlo Zanolini para trazer o Outback Steakhouse para o Brasil. Nos últimos 27 anos, a rede de restaurantes de temática australiana se expandiu pelo país e hoje conta com 173 unidades, sempre com um olhar visionário e comprometido com a qualidade e a inovação. Peter também atuava como conselheiro da Bloomin’ Brands no Brasil, grupo detentor das marcas Outback Steakhouse, Abbraccio e Aussie no país, onde influenciou o setor com sua experiência estratégica.
Peter liderou e inspirou uma legião de empreendedores em todo Brasil, além dos sócios e colaboradores de todos os restaurantes das marcas por onde passou, como exemplo de determinação, honestidade e generosidade. Foi responsável por disseminar os Princípios & Crenças do Outback Steakhouse durante anos e acompanhou as operações bem de perto. Atualmente, a rede possui 12 mil colaboradores.
Seu trabalho revolucionou o setor, estabelecendo novos padrões de excelência em menu, gestão e atendimento. Rodenbeck não foi apenas um empreendedor de sucesso, mas também uma figura admirada pela integridade e pela paixão que colocava em cada projeto.
A Bloomin’ Brands compartilha com seus sócios, colaboradores e comunidade brasileira a certeza de que o legado de Peter Rodenbeck viverá em cada uma das marcas que ajudou a implantar e no impacto que causou no setor de alimentação no Brasil. A companhia está neste momento solidária e prestando todo o suporte à família Rodenbeck”, reproduziu a Exame.
Uma grande perda!!! Segundo o Talmude, todo aquele que salva uma vida, salva o mundo. E também pra mim todo empreendedor que cria mecanismos para que uma pessoa, com seu trabalho, tire seu sustento justo, salva toda a sociedade. Peter inseriu o brasil no mundo civilizado, já que recebemos um McDonald’s 25 anos depois de sua criação. Será que a turma anti-horário virá a público para afirmar que mais um opressor dos empregados se foi? Que todos os que tiveram como início de vida um restaurante façam um instante de reflexão sobre como seria sem e como foi a sua vida. Fez mais que os políticos locais.