Nova empresa que irá operar as barcas terá que disponibilizar linhas sociais

Secretaria Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana divulgou o edital de licitação para contratar uma empresa especializada na operação, administração e manutenção do serviço das barcas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Daniel Martins/Diário do Rio

Na última semana, a Secretaria Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) divulgou o edital de licitação para contratar uma empresa especializada na operação, administração e manutenção do serviço das barcas. A disputa ocorrerá de forma eletrônica no dia 22 de novembro, através do portal de compras do governo do Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.

A empresa que apresentar a melhor proposta abaixo do valor estimado em R$ 1.446,40, por trecho percorrido, vencerá o certame. Os interessados também vão precisar comprovar experiência no transporte aquaviário de mais de 18 mil usuários por dia.

Segundo o secretário da pasta, Washington Reis, a vantagem dessa nova etapa é que o Estado terá maior controle sobre toda a operação do transporte aquaviário, facilitando ajustes, como o aumento na oferta de intervalos entre embarcações e a possibilidade de redução tarifária.

Toda a arrecadação da bilhetagem será destinada aos cofres públicos. O prazo para a nova empresa gerenciar o serviço é de cinco anos. A CCR Barcas, atual responsável pela operação, encerrará sua participação em fevereiro de 2025.

O contrato abrange, além da operação do transporte aquaviário, a gestão e manutenção das embarcações, estações e estaleiro. A empresa vencedora será responsável também pelo sistema de videomonitoramento e rastreamento em tempo real das embarcações, segurança dos usuários e administração dos terminais.

O termo de referência do edital prevê a obrigatoriedade de disponibilizar linhas sociais na prestação do Serviço Público de Transporte Aquaviário (SPTA), conforme a Lei Estadual nº 8.037/2018.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Nova empresa que irá operar as barcas terá que disponibilizar linhas sociais

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui