No Dia do Maquinista, celebrado neste domingo, 20 de outubro, a SuperVia destaca a trajetória de Danielle, uma de suas colaboradoras que exemplifica o compromisso e a paixão pela profissão. Danielle ingressou na empresa em 2010 como bilheteira, mas desde o início demonstrou o desejo de expandir suas habilidades e enfrentar novos desafios.
Após nove meses na função de bilheteira, ela participou de um processo seletivo interno em 2011 e passou a atuar no setor de Comunicação com os Passageiros, conhecido à época como “áudio”. Contudo, seu objetivo de crescimento não parou por aí. Em 2018, Danielle teve a oportunidade de realizar um sonho de longa data: tornar-se maquinista.
Ela relembra o momento com entusiasmo: “Foi uma mistura de felicidade e medo, mas eu sabia que estava subindo mais um degrau na minha carreira”, afirma. Ao iniciar o curso de maquinista, sua paixão pela profissão só aumentou. “Aprendi que ser maquinista vai além de conduzir trens, envolve controle emocional, atenção e disciplina. Transportamos diariamente milhares de pessoas, e é uma grande responsabilidade. Muitos acham que é uma profissão solitária, mas para nós é um desafio diário que nos torna resilientes e mais confiantes do que somos capazes de realizar.”
Hoje, Danielle expressa orgulho por sua trajetória e gratidão pelas oportunidades que encontrou. “O reconhecimento, seja de uma criança, de uma mulher ou o olhar de orgulho do meu filho, são as maiores recompensas”, reflete.