Rio inclui ‘Dia de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores’ no calendário oficial da cidade

A data comemorativa dedicada à padroeira dos comerciantes será celebrada no dia 8 de setembro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores - Foto Daniel Martins/DIÁRIO DO RIO

O calendário religioso do Rio tem mais uma data a ser comemorada. Foi sancionada nesta última segunda-feira (21/10), Dia do Comerciário, a lei que oficializa o Dia de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, padroeira dos comerciantes, no calendário oficial da cidade. A lei, de autoria do vereador Carlo Caiado, foi publicada no Diário Oficial do Município.

“A inclusão do Dia de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores no nosso calendário nos dá a oportunidade de celebrar não apenas um verdadeiro milagre que aconteceu bem aqui no Rio, mas também de exaltar a revitalização desse histórico e belíssimo trecho do Centro, que vem ganhando nova vida”, declarou o vereador.

A data comemorativa dedicada à padroeira será celebrada no dia 8 de setembro. “Para nossa irmandade, que desde 1743 agrega comerciantes e mercadores de todo o Rio de Janeiro, é uma grande honra ter essa data eleita por nós, reconhecida pela cidade no seu calendário oficial. Todos os dias 8 de setembro fazemos uma linda festa, e essa festa, passando a ser parte do calendário oficial da cidade, se torna ainda mais especial para todos nós”, declarou Cláudio André de Castro, provedor da Irmandade de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores.

Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores

img 1051 1 Rio inclui 'Dia de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores' no calendário oficial da cidade

A Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, localizada na Rua do Ouvidor, é um exemplo de arquitetura barroca e rococó, construída no século XVIII por comerciantes locais. A igreja é famosa pelo “Milagre da Rua do Ouvidor”, ocorrido durante a Segunda Revolta da Armada em 1893, quando uma bala de canhão atingiu a torre do templo e derrubou a imagem de Nossa Senhora da Fé, que sobreviveu com apenas danos mínimos. A devoção a Nossa Senhora da Lapa foi trazida de Portugal e era comum entre os comerciantes. Em 20 de junho de 1747, esses comerciantes fundaram uma irmandade para construir um templo dedicado à santa, que inicialmente era conhecida como “Igreja dos Mascates” e, com o tempo, passou a ser chamada de “Igreja dos Mercadores”.

Desde que Cláudio André de Castro assumiu como Comissário da Irmandade de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, grandes esforços têm sido feitos para revitalizar o centro histórico da cidade, promover a devoção à padroeira e reerguer a paisagem social, econômica e cultural da região.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio inclui 'Dia de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores' no calendário oficial da cidade

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui