Rio de Janeiro lidera casos de violência no futebol brasileiro

Estudo da UERJ revela que o estado concentra 27% dos episódios de agressão física no esporte, com a maioria dos casos na zona norte da capital

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Rio de Janeiro foi o estado com o maior número de casos de violência física no futebol em 2023, de acordo com o relatório “Violências no Futebol Brasileiro”, elaborado pelo Observatório Social do Futebol da UERJ. A pesquisa foi feita com base nas ocorrências noticiadas pela imprensa ao longo do ano. Dos 138 episódios registrados no país, 38 ocorreram no estado, concentrando-se principalmente nos arredores dos estádios Maracanã, Engenhão e São Januário.

O estudo, que originou o “Mapa das Violências no Futebol do Rio de Janeiro”, destaca que a maioria dos incidentes envolve confrontos entre torcedores e forças de segurança, além de brigas entre torcedores de clubes rivais. Sete casos resultaram em morte, sendo cinco delas causadas por armas de fogo.

Raquel Sousa, uma das pesquisadoras responsáveis, explicou que a maior atenção da mídia e a atuação repressiva das forças de segurança pública e privada no estado contribuem para o alto número de incidentes. Ela sugere que um caminho para reverter essa realidade seria o investimento em políticas de segurança pública integradas, envolvendo várias instituições além da polícia.

“Compreendemos que a segurança pública é um somatório de fatores e é produzida por diferentes instituições que devem estar integradas”, afirmou Sousa.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro lidera casos de violência no futebol brasileiro
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui