Dom Orani Tempesta recebe novo comandante do CBMERJ em audiência especial

No encontro, o Coronel Tarcísio Antônio de Salles Junior se apresentou à autoridade religiosa, reforçando os laços que unem a Igreja Católica e Corpo de Bombeiros do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Divulgação: Arquidiocese do Rio de Janeiro

O arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, se reuniu com o novo Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), Coronel Tarcísio Antônio de Salles Junior, e outros membros da corporação e um subsecretário de Estado, nesta terça-feira (21), para discutir parcerias e ações conjuntas em atividades de prevenção de acidentes, e a prestação de assistência religiosa em grandes desastres.

O encontro foi um pedido do militar, para se apresentar oficialmente à autoridade religiosa, que é muito estimada na corporação e pela população fluminense, bem como a Igreja Católica, que tem uma profunda capilaridade no Estado, sobretudo na cidade do Rio de Janeiro.

Contente com a visita, Dom Orani Tempesta celebrou o trabalhou dos padres que já atuam como capelães no CBMERJ, prestando apoio espiritual aos bombeiros. O evento aconteceu, quando é celebrado os 15 anos do Acordo Brasil-Santa Sé, que prevê a assistência religiosa nas Forças Armadas e Auxiliares.

O Coronel Tarcísio, por sua vez, ressaltou a importância do trabalho realizado pelos religiosos, adiantando que, em breve, o CBMERJ ampliará o serviço essencial, por meio da abertura de um concurso para capelães.

Todos os padres que prestam o serviço religioso no Corpo de Bombeiros fluminense integram os quadros da Arquidiocese do Rio de Janeiro. A Dom Orani é destinada a jurisdição sobre a cidade, uma vez que o arcebispo militar está sediado em Brasília. Dedicado, o Cardeal fluminense acompanha o trabalho dos sacerdotes e sempre que possível visita a corporação em datas específicas.

A reunião foi finalizada com uma troca de presentes, na qual Dom Orani deu ao comandante uma réplica do Cristo Redentor, recebendo do militar uma flâmula do Corpo de Bombeiros. A ação simbólica marca o início de uma nova etapa de colaboração entre a Igreja Católica e o Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro.

Também participaram da audiência: o subsecretário de Estado da Defesa Civil, Coronel Marco Albino Lourenço Pereira; o diretor-geral de Assistência Social, Coronel Luis Flavio Nacif; os capelães católicos Tenente Coronel padre Sergio Marcos e Tenente Coronel padre Wagner Toledo e seus ajudantes de ordens, a Major Rachel Fae e o Capitão Carlos Vitor.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Dom Orani Tempesta recebe novo comandante do CBMERJ em audiência especial
lapa dos mercadores 2024 Dom Orani Tempesta recebe novo comandante do CBMERJ em audiência especial

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui