Câmara do Rio aprova lei que cria turismo de base comunitária

Política pretende valorizar as populações que, historicamente, não se beneficiam dessa atividade econômica. Através dela, o setor tende a ficar menos centralizado ou voltado para viajantes estrangeiros

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Mirante Dona Marta é um dos pontos turísticos mais interessantes do Rio / Foto: Tomaz Silva (Agência Brasil)

O plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro (CMRJ) aprovou, em segunda discussão, nesta terça-feira (22), o PL 2072/2023, que cria uma Política Municipal de Turismo de Base Comunitária na cidade. O PL pretende valorizar as populações que, historicamente, não se beneficiam dessa atividade econômica.

Ao Governo do Estado serão permitidas a execução de ações de urbanização, regularização fundiária e manejo ambiental, para promover o desenvolvimento socioeconômico das regiões com potencial turístico de base comunitária. O Projeto de Lei, que é de autoria dos vereadores William Siri (PSOL) e Rocal (PSD), será encaminhado ao prefeito Eduardo Paes (PDS), que terá até 15 dias úteis sancioná-lo ou vetá-lo.

William Siri e Rocal celebraram a aprovação da lei, que, segundo os vereadores, descentraliza as atividades turísticas na cidade, além de valorizar as práticas e culturas tradicionais, vinculadas aos territórios.

“Esse programa começa a pensar o turismo de base comunitária para descentralizar o turismo na cidade. Nós precisamos de participação comunitária. Tanto o subúrbio como cada sub-bairro carioca têm muito o que mostrar. Esperamos que, a partir desse programa, haja investimento direto do poder público para descentralizar o turismo do Rio”, comentou o vereador do Psol.

O vereador Rocal (PSD), que é presidente da Comissão de Turismo da Câmara do Rio, ressaltou que o turismo da cidade é voltado para os estrangeiros ou para os viajantes de outros Estados, mas, segundo o político, cada bairro da cidade tem muito o que mostrar.

“Nós temos um turismo muito voltado para o centro da cidade e, principalmente, com foco nos estrangeiros. Mas nós sabemos que o potencial da cidade vai muito mais além do que imaginamos. Aproveito para citar também o turismo ecológico, que é tão explorado, mas pouco valorizado no Rio”, observou o Rocal.

Pelo PL, o Poder Executivo está livre para propor o uso de incentivos fiscais e creditícios para fomentar o turismo de base comunitária e promover, continuamente, a qualificação dos produtos e profissionais do setor.

Locadoras de carros devem disponibilizar veículos adaptados para pessoas com deficiência

Os vereadores também aprovaram, em definitivo, o PL 1376-A/2019, de autoria de Renato Moura (MDB), que obrigada as locadoras de automóveis da capital fluminense a disponibilizarem veículos adaptados para atender condutores com deficiência física ou com mobilidade reduzida.

A matéria, que recebeu uma emenda, segue para redação final. Depois será enviada ao Poder Executivo para sanção ou veto.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Câmara do Rio aprova lei que cria turismo de base comunitária

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui