Formigas tanajuras ‘invadem’ Rio e Niterói; especialista afirma que aparição é comum nesta época do ano

Na Praia do Flamengo, por exemplo, vídeo que circula pela internet mostra a faixa de areia local tomada por formigas mortas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Praia do Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, tomada por formigas tanajuras mortas - Foto: Reprodução/Internet

Nos últimos dias, formigas tanajuras têm sido vistas com frequência e em grande quantidade em variados locais do Rio de Janeiro e de Niterói. Em alguns momentos, elas são flagradas revoando e, em outros, já mortas.

Na cidade do Rio, mais precisamente na Praia do Flamengo, na Zona Sul, um vídeo que circula pelas redes sociais (assista abaixo) mostra parte da faixa de areia local tomada por formigas mortas. Já na Zona Oeste, há relatos da aparição delas em bairros como Campo Grande e Realengo. Em Niterói, por sua vez, as tanajuras foram vistas por frequentadores se escondendo na areia da Praia de Icaraí.

De acordo com Jarbas Marçal de Queiroz, biólogo e professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o surgimento das formigas é comum na atual época do ano. Segundo ele, a forma como o meio ambiente se apresenta neste período contribui para a aparição.

”Essa combinação de chuva com temperatura elevada é o período da revoada das saúvas. Então, o ninho produz formigas aladas, que são as rainhas, e os machos voam. As rainhas são fecundadas e vão formar novas colônias. Elas caem no chão, cortam as asas, se livram delas e vão começar a cavar para formar novas colônias”, diz Jarbas.

Vale ressaltar que, de acordo com o especialista, a farofa de içá, feita com a parte inferior do abdome da tanajura, não apresenta riscos à saúde. A iguaria, criada por indígenas, é bastante consumida no Vale do Paraíba, que abrange municípios das regiões Norte e Sul dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Formigas tanajuras 'invadem' Rio e Niterói; especialista afirma que aparição é comum nesta época do ano

1 COMENTÁRIO

  1. Ontem eu vi umas pelo chão aqui no complexo Boaventura(antigo comperj) onde estou trabalhando.

    Amo a natureza e os bichos, Sou criador de Abelhas nativas sem ferrão. Procurem por Meliponário Piabetá, no face, youtube e instagram.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui