Até a próxima sexta-feira (25/10), instituições e projetos voltados para o desenvolvimento cultural, artístico e social na Região Central do Rio, podem se inscrever para receber um investimento de até R$ 230 mil. A iniciativa é promovida pelo VLT Carioca, por meio do Instituto CCR. com aporte financeiro incentivado via Lei do ISS (Imposto sobre Serviços). O projeto visa incentivar o engajamento cultural na Região Central, abrangendo não apenas o Centro, mas também os bairros da Gamboa, Santo Cristo e Saúde — territórios vizinhos ao traçado e às estações do VLT.
As inscrições devem ser feitas até às 23h59 de sexta-feira. O financiamento está disponível para pessoas jurídicas sem fins lucrativos, como associações, fundações e cooperativas que estejam habilitadas na Lei do ISS (Imposto Sobre Serviços) do município do Rio. É essencial que essas instituições estejam legalmente constituídas e regularizadas há pelo menos um ano, contados a partir da data de sua inscrição no Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas (CNPJ).
Os projetos selecionados passarão por um processo de validação no Portal de Doações e Patrocínios do Instituto CCR, e o resultado será divulgado em novembro nos canais oficiais de comunicação do VLT Carioca, incluindo site e redes sociais.
Para participar, os interessados devem enviar um resumo do projeto em formato PDF para o e-mail responsabilidadesocial.vlt@grupoccr.com.br. O conteúdo será analisado pelo comitê avaliador da concessionária, que considerará critérios como objetivos, impacto, metodologia, orçamento e público-alvo, além de verificar se o projeto está aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.
“Vamos apoiar a realização de projetos que gerem impacto positivo na região do Centro do Rio”, afirma a diretora do VLT Carioca, Silvia Bressan.