Monitoramento por câmeras deverá ser comunicado às autoridades policiais

Projeto de Lei da deputada Martha Rocha obriga comunicação sobre sistemas de videomonitoramento em imóveis residenciais e comerciais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem criada por Inteligência Artificial

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quinta-feira (24/10), em primeira discussão, o Projeto de Lei 4.185/18, de autoria da deputada Martha Rocha (PDT). O projeto obriga os proprietários, responsáveis ou síndicos de estabelecimentos comerciais e imóveis residenciais a comunicarem a existência de sistemas de monitoramento por câmeras de vídeo (CFTV) às autoridades policiais. A comunicação deverá ser realizada por meio de um cadastro eletrônico, com a medida ainda necessitando de aprovação em uma segunda votação na Casa.

Regras para a comunicação do videomonitoramento

De acordo com o projeto, os responsáveis pelos imóveis deverão informar a localização exata das câmeras instaladas. Para câmeras já em funcionamento antes da aprovação da norma, o prazo para comunicação será de 60 dias úteis após a entrada em vigor da lei. Para novas instalações, o prazo é de 30 dias após a ativação do sistema.

O descumprimento das regras sujeitará os infratores a multas que variam de 500 a 2.000 UFIRs-RJ, o que corresponde a aproximadamente R$ 2.268,50 até R$ 9.074,60. Os valores arrecadados com as multas serão destinados à aquisição de equipamentos para a segurança pública.

Fiscalização e implementação

A Polícia Civil será responsável por fiscalizar o cumprimento da norma, por meio dos delegados responsáveis pelas circunscrições dos estabelecimentos ou imóveis. O Instituto de Segurança Pública (ISP) ficará encarregado de realizar o georreferenciamento da abrangência das câmeras de segurança, após a criação de um cadastro próprio em um portal eletrônico.

O projeto de lei prevê que a medida entrará em vigor 180 dias após sua publicação no Diário Oficial.

“O projeto tem um caráter preventivo no combate à criminalidade, já que a presença de câmeras pode inibir ações criminosas em áreas monitoradas,” afirmou a deputada Martha Rocha.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Monitoramento por câmeras deverá ser comunicado às autoridades policiais

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui