Desconhecidas por muitos moradores do Rio, as praias dos municípios de Itaguaí e Magé, na Região Metropolitana, são verdadeiros refúgios tranquilos e pouco movimentados, frequentemente utilizadas pela população local. Desde setembro, as praias vêm recebendo mutirões de limpeza organizados por voluntários dedicados a preservá-las.
Dezenas de voluntários se uniram ao projeto “Do Mangue ao Mar” – uma iniciativa da ONG Guardiões do Mar em parceria com a Transpetro – para realizar uma ação de limpeza nas praias de Coroa Grande, em Itaguaí, e do Porto Velho, em Magé. Segundo os organizadores, o objetivo é sensibilizar a população para a importância de refletir sobre um ambiente mais limpo e saudável.
Os voluntários se dedicam a recolher o lixo descartado de forma inadequada nas praias. A atividade é dividida em duas etapas: coleta e triagem dos resíduos. A ação é aberta a todos os interessados e voluntários, promovendo um engajamento comunitário em prol da conservação ambiental. A ONG Guardiões do Mar tem um histórico bem legal de ações de limpeza, tendo coletado mais de 74 toneladas de resíduos de ambientes costeiros e marinhos em edições anteriores e outras iniciativas.