Operação ‘Não dê Carona ao Assédio’ conscientiza passageiros no Bonde de Santa Teresa

Ação educativa visa combater o assédio e promover respeito no tradicional transporte carioca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Nesta quinta-feira (24/10), a Operação ‘Não dê Carona ao Assédio’, organizada pelo Detro-RJ, chegou ao tradicional Bonde de Santa Teresa. A ação educativa, realizada em parceria com a Central Logística, faz parte de um esforço contínuo para combater a violência contra a mulher e reforçar o respeito entre os passageiros no transporte público.

A intervenção, que já passou por terminais rodoviários intermunicipais, rodovias estaduais e a Central do Brasil, tem como objetivo conscientizar os usuários do transporte sobre a importância de denunciar o assédio e promover um ambiente seguro. A equipe da Ouvidoria do Detro-RJ distribuiu panfletos informativos aos passageiros na Estação Carioca e acompanhou viagens no bondinho, alertando sobre a necessidade de lutar contra o assédio.

“Precisamos conscientizar a população para que o deslocamento no transporte público seja uma experiência digna e agradável para todos,” afirmou o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis, que destacou o recorde de 60 mil embarques no Bonde de Santa Teresa em um único mês.

Não dê carona ao assédio

A ouvidora do Detro-RJ, Karina Continentino, reforçou a importância de não silenciar diante de casos de violência e incentivou a denúncia de qualquer episódio de assédio ou importunação sexual. Segundo Continentino, a população deve utilizar os canais de denúncia disponibilizados, como a Ouvidoria do Detro-RJ, para relatar os casos e garantir que os responsáveis sejam punidos.

“Todo episódio dessa violência deve ser combatido. Não dê carona ao assédio,” concluiu Continentino.

Ouvidoria da Mulher

A campanha “Não dê Carona ao Assédio” foi lançada em junho do ano passado como parte de uma iniciativa do Detro-RJ, em parceria com as Secretarias de Estado da Mulher e de Transporte e Mobilidade Urbana. O foco da campanha é combater o assédio e conscientizar os passageiros sobre a importância da denúncia. Além disso, foi criado um canal exclusivo, a Ouvidoria da Mulher, que oferece atendimento especializado com uma equipe multidisciplinar composta por psicóloga, assistente social e advogada.

Quem sofrer ou presenciar assédio em transportes públicos intermunicipais pode entrar em contato com o Detro-RJ pelo telefone (21) 3883-4100 ou acessar o portal OuvERJ no link: https://www.rj.gov.br/ouverj/.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Operação 'Não dê Carona ao Assédio' conscientiza passageiros no Bonde de Santa Teresa

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui