Nesta quinta-feira (24/10), a Operação ‘Não dê Carona ao Assédio’, organizada pelo Detro-RJ, chegou ao tradicional Bonde de Santa Teresa. A ação educativa, realizada em parceria com a Central Logística, faz parte de um esforço contínuo para combater a violência contra a mulher e reforçar o respeito entre os passageiros no transporte público.
A intervenção, que já passou por terminais rodoviários intermunicipais, rodovias estaduais e a Central do Brasil, tem como objetivo conscientizar os usuários do transporte sobre a importância de denunciar o assédio e promover um ambiente seguro. A equipe da Ouvidoria do Detro-RJ distribuiu panfletos informativos aos passageiros na Estação Carioca e acompanhou viagens no bondinho, alertando sobre a necessidade de lutar contra o assédio.
“Precisamos conscientizar a população para que o deslocamento no transporte público seja uma experiência digna e agradável para todos,” afirmou o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis, que destacou o recorde de 60 mil embarques no Bonde de Santa Teresa em um único mês.
Não dê carona ao assédio
A ouvidora do Detro-RJ, Karina Continentino, reforçou a importância de não silenciar diante de casos de violência e incentivou a denúncia de qualquer episódio de assédio ou importunação sexual. Segundo Continentino, a população deve utilizar os canais de denúncia disponibilizados, como a Ouvidoria do Detro-RJ, para relatar os casos e garantir que os responsáveis sejam punidos.
“Todo episódio dessa violência deve ser combatido. Não dê carona ao assédio,” concluiu Continentino.
Ouvidoria da Mulher
A campanha “Não dê Carona ao Assédio” foi lançada em junho do ano passado como parte de uma iniciativa do Detro-RJ, em parceria com as Secretarias de Estado da Mulher e de Transporte e Mobilidade Urbana. O foco da campanha é combater o assédio e conscientizar os passageiros sobre a importância da denúncia. Além disso, foi criado um canal exclusivo, a Ouvidoria da Mulher, que oferece atendimento especializado com uma equipe multidisciplinar composta por psicóloga, assistente social e advogada.
Quem sofrer ou presenciar assédio em transportes públicos intermunicipais pode entrar em contato com o Detro-RJ pelo telefone (21) 3883-4100 ou acessar o portal OuvERJ no link: https://www.rj.gov.br/ouverj/.