A cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, iniciou nesta semana um projeto de pagamento das tarifas de ônibus via Pix. O sistema, ainda em fase de testes, está disponível em um ônibus da linha 700, que conecta o Centro da cidade ao bairro de Itaipava. A novidade promete agilizar e facilitar os pagamentos realizados nos transportes públicos da “Cidade Imperial”.
O ValidaPix, responsável pela implementação do sistema, já atende grandes marcas nacionais e faz de Petrópolis seu primeiro teste no transporte público. A operação é simples: uma máquina de pagamento foi instalada próxima ao motorista. Após a conclusão da transação, um sinal sonoro autoriza a liberação da roleta, permitindo que o passageiro embarque. O comprovante de pagamento é enviado diretamente para o celular do usuário, garantindo praticidade e agilidade.
Esse novo método surge em um contexto onde o uso de dinheiro em transações de transporte público está em declínio. Segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Pix foi o meio de pagamento mais utilizado no Brasil em 2023, e em Petrópolis, as transações em dinheiro representam menos de 20% das operações no transporte público.
O sistema foi criado em 2023 no Paraná, e em seu primeiro ano, já validou mais de R$ 200 milhões em pagamentos via Pix, com uma média de 98 mil transações mensais, o que equivale a uma nova transação a cada 20 segundos.