Celebrado em 31 de outubro, o Halloween é uma data marcada por festas, fantasias criativas e decorações temáticas. De acordo com levantamento realizado pela Shopee, no último ano, itens referentes à celebração da data registraram crescimento no comparativo entre setembro e outubro com o mesmo intervalo em 2023. As fantasias tiveram um aumento de mais de 100% nas vendas, enquanto a procura por abóboras decorativas e chapéu de bruxa subiram mais de 80% e 40%, respectivamente.
Trajes preferidos dos cariocas
Os dados revelam que, entre setembro e outubro deste ano, as fantasias são os itens de Halloween mais comprados pelos consumidores brasileiros, que estão apostando em uma variedade de personagens para compor seus looks. Personagens clássicos, como o palhaço It (de A Coisa), além de bruxas e vampiras, estão entre as fantasias mais vendidas do país. No estado, as vendas de fantasias cresceram mais de 90%. Dentre as mais pesquisadas para a data, destacam-se a de bruxa, Wandinha, Arlequina, Chucky – o boneco assassino e palhaço It A Coisa.
Decorações em alta no Rio de Janeiro
No estado, as vendas de itens decorativos registraram um aumento de mais de 50% em 2024. As abóboras decorativas foram os itens mais vendidos com crescimento de mais de 70%. Dentre os produtos mais pesquisados pelos consumidores para enfeitar o ambiente estão abóboras, crânios, máscaras de fantasma, teias de aranha, enfeites de catacumba e esqueletos. Além disso, a mãozinha O Coisa (da Família Addams) e bonecas de garotas exorcistas, também estão entre os mais vendidos.
Que bobagem branca é essa? Nao existe Halloween no Brasil como elemento da cultura local, os cariocas nao celebram Dias das Bruxas.
Tudo bem respeitar datas especiais de feriados de outros paises e culturas, mas daí passar a celebrar eles no país como se fizesse parte da nossa cultura, acho sem sentido.
Porque nao valorizar mais o nosso folclore nacional?
Porque celebrar uma data celta que marca o solsticio de inverno no hemisfério norte?