A Águas do Rio anunciou que concluiu, na madrugada desta sexta-feira (25/10), o reparo de um vazamento em uma das duas adutoras do sistema Ribeirão das Lajes, num trecho da tubulação de grande porte em Nova Iguaçu. Com isso, o abastecimento de água no Rio de Janeiro e partes dos municípios de Japeri, Nova Iguaçu e Queimados está em normalização, processo que leva até 72 horas, podendo levar mais tempo nas áreas elevadas e nas pontas das redes de distribuição.
A falta d’água começou na última terça (22/10), quando, aproveitando uma parada anual da Light para manutenção em seu sistema, a Águas do Rio decidiu instalar cerca de 20 válvulas automáticas de grande diâmetro e macromedidores em pontos estratégicos das redes e o trabalho se estendeu até o dia seguinte. Quando o fornecimento de água iria começar a ser normalizado, houve o rompimento de uma adutora no sistema Ribeirão das Lajes, a que havia passado por manutenção. O problema afetou o abastecimento até em áreas atendidas por outra concessionária, a Rio+Saneamento.
Confira as áreas afetadas:
- Rio de Janeiro: Benfica, Bento Ribeiro, Bonsucesso, Cachambi, Caju, Catete, Catumbi, Centro, Cidade Nova, Cidade Universitária, Complexo do Alemão, Del Castilho, Engenho da Rainha, Engenho Novo, Estácio, Flamengo, Gamboa, Glória, Guadalupe, Higienópolis, Honório Gurgel, Ilha do Governador, Inhaúma, Jacaré, Jacarezinho, Lapa, Laranjeiras, Madureira, Mangueira, Manguinhos, Maré, Marechal Hermes, Maria da Graça, Olaria, Oswaldo Cruz, Penha, Penha Circular, Pilares, Praça da Bandeira, Ramos, Riachuelo, Rocha, Rocha Miranda, Sampaio, Santo Cristo, São Cristóvão, São Francisco Xavier, Saúde, Tomás Coelho, Turiaçu, Vasco da Gama, Vicente de Carvalho, Vila da Penha e Vila Kosmos
- Japeri: Engenheiro Pedreira, Bananal, Caramujos, Das Granjas, Dos Eucaliptos, Marajoara, Mucajá, São Cosme e São Damião, Vila Guandu, Cidade Sr Do Bonfim
- Nova Iguaçu: partes de Jardim Guandu, KM-32, Lagoinha e Prados Verdes
- Queimados: Distrito industrial, Marajoara, Santo Expedito, Santa Rosa, Valdoriosa e partes de Coimbra e Vista Alegre
Moro na Ilha do Governador, Jardim Guanabara, um IPTU caríssimo, e estou sem abastecimento de água desde o dia 20/10.
Tenho três protocolos de atendimento, o último aberto hoje pela manhã, e a previsão de retorno informada é para o dia 29/10.
Seguem meus protocolos abertos desde o início da semana: Protocolos abertos junto a águas do Rio: 20241023003897, 20241023032147 e 20241026007932.
E não é a primeira vez que isso ocorre, esse ano ao menos mais 3 vezes aconteceram.
Águas do Rio o pior serviço!!