A atriz e dramaturga Cecilia Ripoll traz ao público carioca seu solo “Fantasiosa Exposição da Palavra”, com duas apresentações nos dias 2 e 3 de novembro no Ateliê Alexandre Mello, em Laranjeiras. Dirigido por Juliana França e pela própria Cecilia, o espetáculo do Grupo Gestopatas explora o impacto das imagens e símbolos digitais na palavra e convida o público a refletir sobre sua relevância em um mundo dominado pela comunicação visual.
No espetáculo, Cecilia faz uma viagem poética pela história das palavras, abordando suas “vidas” antes do vínculo com as sílabas, seu papel na era digital e as transformações que sofrem ao serem acompanhadas de hashtags e outros símbolos. Inspirada em “O Banquete” de Platão, a narrativa mistura reflexões fictícias com perspectivas reais sobre o valor da palavra na sociedade contemporânea.
“Uma das premissas básicas do teatro é a imaginação. Por isso, apostamos nas letras e nas palavras como provocadoras de reflexão,” afirma a diretora Juliana França. O espetáculo também conta com interação pontual com o público, que pode influenciar a dramaturgia de forma espontânea, tornando cada apresentação única.
Sobre Cecilia Ripoll
Formada em Artes Cênicas pela UNI-RIO, Cecilia Ripoll é dramaturga, diretora e atriz. Indicada ao Prêmio Shell RJ 2023 por Pança e ao Prêmio Shell RJ 2018 por ROSE, teve seu texto ROSE recentemente encenado no México. Com outras obras publicadas, como Hamlet, Candidato e Paco e o Tempo, Cecilia também leciona dramaturgia e integra o Portal de Dramaturgia Brasileira.
Serviço
- Espetáculo: Fantasiosa Exposição da Palavra
- Temporada: 2 e 3 de novembro de 2024
- Local: Ateliê Alexandre Mello
Endereço: Rua Alice, 1.658/201 – Laranjeiras, Rio de Janeiro - Telefone: (21) 99255-9036 / (21) 98272-0499
- Horários:
- Sábado: 20h30
- Domingo: 19h30
- Ingressos: R$ 50 (inteira) | R$ 25 (meia-entrada)
- Capacidade: 34 pessoas
- Classificação: 12 anos
- Duração: 55 minutos
- Venda de ingressos: Sympla
Observações
O Ateliê fica próximo ao Residencial Redentor em Laranjeiras, acessível por Uber, táxi ou ônibus (linhas 133 e 507) saindo do Largo do Machado. O espaço não possui estacionamento próprio, e há um pequeno lance de escadas para acessar o local.