O projeto Favelinha na Estrada faz sua estreia no Rio de Janeiro, reunindo duas ações que conectam as periferias do país através do funk e reforçam a ocupação de espaços culturais elitizados. Nos dias 16 e 17 de novembro, o público carioca poderá conferir o espetáculo de funk Brinco de Ouro e a batalha de dança Disputa Nervosa em pontos culturais do centro da cidade.
No sábado, 16 de novembro, às 19h, a Cia Favelinha sobe ao palco do Teatro Dulcina para apresentar Brinco de Ouro, uma celebração dos elementos afro-diaspóricos e estilos de dança como passinho e rebolado. O espetáculo, com duração de 60 minutos, foi contemplado pelo Programa Funarte Aberta.
No dia seguinte, domingo, 17 de novembro, a partir das 14h, será a vez da Disputa Nervosa, uma batalha de funk gratuita que acontecerá no EstudeoFunk da Fundição Progresso. Esta etapa da competição nacional reúne dançarinos das quebradas do Brasil em uma disputa vibrante que enaltece os ritmos e movimentos do funk brasileiro.
Patrocinado pela Petrobras e o Ministério da Cultura, o projeto Favelinha na Estrada, idealizado pelo artista Kdu dos Anjos, terá apresentações em outras capitais brasileiras, incluindo Fortaleza, Porto Alegre, Manaus, São Paulo, Salvador, Recife e Belo Horizonte. Segundo Kdu, a iniciativa busca “levar a cultura periférica aos palcos e ao mapa da produção cultural nacional, ocupando espaços historicamente elitizados com o movimento do funk.”
Serviço
Brinco de Ouro
- Data: 16 de novembro, sábado, às 19h
- Local: Teatro Dulcina (Rua Alcindo Guanabara, 17 – Centro, Rio de Janeiro)
- Ingresso: R$10 (preço único)
Disputa Nervosa
- Data: 17 de novembro, domingo, a partir das 14h
- Local: EstudeoFunk – Fundição Progresso (Rua dos Arcos, 24, Centro, Rio de Janeiro)
- Entrada: Gratuita
Por que querem nos convencer de que o Funk é criação do Rio?!