Um projeto de capacitação para cabeleireiros em situação de vulnerabilidade social foi recentemente lançado em Madureira, Rio de Janeiro, com apoio da marca italiana Alfaparf Milano e da CUFA (Central Única das Favelas). O projeto, liderado pela Academia BW em parceria com outras empresas do setor de beleza, como Pro Hall, Catharine Hill, Tecnew e Deva Curl, oferece formação profissional gratuita a cabeleireiros de comunidades cariocas, visando proporcionar novas oportunidades de geração de renda e inclusão no mercado de trabalho.
O hairstylist Eliabe Moreira, diretor criativo da Academia BW e responsável pelo treinamento, explica que a iniciativa oferece uma grade completa de cursos que duram seis meses, com direito a produtos e ferramentas gratuitos. “A iniciativa visa oferecer uma nova perspectiva para esses profissionais, proporcionando uma formação completa, com cursos gratuitos ao longo de seis meses. Além da educação, eles receberão produtos e ferramentas gratuitamente ao longo das aulas. Ao final de cada curso, os itens correspondentes ao conteúdo aprendido serão entregues aos participantes, permitindo que possam utilizá-los em seus clientes e gerar renda”, afirma Moreira.
Na sede da Academia BW, na Barra da Tijuca, os cursos cobrem desde técnicas de tratamento e coloração fundamental até temas como gestão e marketing digital. O objetivo é formar profissionais capacitados e prontos para atender à demanda do mercado, oferecendo os cursos de Tratamento, Colorimetria, Coloração Fundamental e Cobertura de Brancos, Coloração Fantasia, Decapagem e Mechas, Corte de Cabelo com Técnica de Precisão, Barbearia, Penteados, Maquiagem e Gestão e Marketing Digital.