O coração boêmio do Rio, a Região Central, está prestes a ganhar uma nova e interessante opção gastronômica. O Beco das Sardinhas, famoso por seu charme e histórico de happy hours, receberá em breve o Capiau, o primeiro bar com fogão à lenha da cidade.
Há menos de dois meses, o DIÁRIO DO RIO destacou a aposta que empresários do Largo da Prainha estão fazendo no Beco das Sardinhas. A pequena viela, que já foi um ponto de encontro popular no Centro do Rio, está sendo revitalizada para voltar ao seu antigo ritmo.
O estabelecimento que se juntará ao tradicional e veterano, Bar Ocidental. Localizado em uma loja de esquina voltada para a Marechal Floriano, onde antes funcionava o bar Rosas Negras, o Capiau vem com a proposta de birosca de comida caipira. O local contará com um fogão e um forno a lenha, oferecendo pratos tradicionais preparados de forma artesanal.
A decoração do Capiau combinará elementos modernos com o tradicionalismo característico do Beco das Sardinhas. O bar é uma aposta de Raphael Vidal, empresário já conhecido na região por seus outros três bares no Largo da Prainha: Bafo da Prainha, 2 de Fevereiro e Casa Porto. Vidal pretende resgatar a atmosfera histórica do local, trazendo um cozinheiro da Serra da Mantiqueira para preparar carnes e torresmo.
“O fogão e o forno à lenha, que antes eram comuns nas biroscas por serem a única forma de controlar o fogo, agora parecem uma novidade. Não estamos inventando o Capiau, apenas devolvendo para a antiga Rua dos Ourives, atual Beco das Sardinhas, algo que já lhe pertencia há décadas,” declarou Raphael Vidal em uma postagem nas redes sociais.
A inauguração do estabelecimento está prevista ainda para este mês, dependendo do andamento das obras finais.