No dia 7 de novembro, quinta-feira, às 19h, a Aliança Francesa Botafogo receberá o renomado crítico de cinema Jean-Michel Frodon para a palestra “As Herdeiras da Nouvelle Vague – O Cinema Feminino na França”. Com entrada gratuita, o evento faz parte da programação do Festival Varilux de Cinema Francês e contará com a participação da cineasta e ativista brasileira Gabriela Carneiro da Cunha.
Uma análise do cinema feminino francês e suas influências
Frodon abordará o papel das mulheres no cinema francês desde a pioneira Alice Guy, até a presença feminina contemporânea. “As diretoras francesas de hoje trazem uma diversidade de perspectivas e contribuem para a vitalidade do cinema francês, refletindo as consequências do movimento Nouvelle Vague iniciado há 75 anos”, comenta Frodon. A palestra também traçará paralelos com o cinema brasileiro dirigido por mulheres, destacando especificidades e desafios.
Sobre Jean-Michel Frodon
Com uma carreira consolidada, Frodon é professor em Sciences Po Paris e na Universidade de Saint Andrews. Foi diretor da renomada revista Les Cahiers du Cinéma e é autor de mais de 30 obras sobre cinema, como “O cinema francês, da Nouvelle Vague até hoje” e “Conversa com Woody Allen”. Atualmente, colabora com publicações como Slate.fr e AOC.
Sobre Gabriela Carneiro da Cunha
Artista e ativista brasileira, Gabriela tem uma atuação de mais de uma década na Amazônia. Em 2024, lançou seu primeiro longa-metragem, A Queda do Céu, em codireção com Eryk Rocha, selecionado para a Quinzena dos Cineastas do Festival de Cannes 2024. Ela também é idealizadora do Projeto Margens, que explora a criação artística a partir dos testemunhos dos rios brasileiros.
Serviço
- Data: 7 de novembro de 2024
- Horário: 19h às 21h
- Local: Aliança Francesa Botafogo, Rua Muniz Barreto, 746, Botafogo, Rio de Janeiro
- Entrada: Gratuita (sujeita à lotação)