O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e a secretária de Turismo do Rio de Janeiro, Daniela Maia, se reuniram nesta terça-feira, em Brasília, para discutir uma parceria que levará a exposição “Rio Carnaval” para a Europa. O projeto tem como objetivo divulgar o Carnaval carioca e a cultura do Rio em um dos maiores palcos internacionais. A exposição, que celebra o primeiro Carnaval da cidade após a pandemia de Covid-19, ocorrido em abril de 2022, está planejada para ser exibida inicialmente em Paris, aproveitando o Ano do Brasil na França, que se estenderá até junho de 2025. Com informações do Carnavalesco.
“Queremos iniciar a divulgação em Paris para coincidir com o Ano do Brasil na França, e 2025 é uma grande oportunidade para isso,” declarou Dani Maia, propondo a capital francesa como primeira parada. Também estiveram presentes na reunião o gerente de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais da Embratur, Alexandre Nakagawa, responsável pela continuidade das negociações com a Secretaria de Turismo do Rio, e a chefe de gabinete de Daniela Maia, Cecilia de Moraes.
A exposição “Rio Carnaval” foi inicialmente inaugurada em fevereiro de 2023 no Museu de Arte do Rio (MAR) e faz parte do calendário de eventos do Rio voltado ao G20. Com curadoria do cenógrafo e artista Gringo Cardia e do historiador Luiz Antônio Simas, a mostra reúne 82 obras selecionadas entre mais de 800 registros, incluindo fotografias e filmagens de profissionais como Fábio Ghivelder, João Farkas, Igor Souto e Leonardo Ramadinha, além de contribuições do artista plástico Vik Muniz.
Marcelo Freixo reforçou a importância de expandir a presença do Carnaval carioca no exterior, especialmente na Europa, que ele considera uma porta estratégica para o turismo no Brasil. “Temos um grande interesse em colocar o Carnaval do Rio na Europa. É uma das mais importantes portas de entrada para o turismo no Brasil,” afirmou Freixo, ressaltando a possibilidade de parceria com embaixadas brasileiras, aeroportos e companhias aéreas para apoiar o projeto.
A secretária de Turismo, Dani Maia, destacou que a exposição contribui para expandir a percepção do Carnaval além dos desfiles de samba, evidenciando a economia criativa e a riqueza cultural da cidade. “Essa exposição é uma oportunidade para atrairmos atenção para o Rio de Janeiro com arte e cultura. Temos muito para mostrar com esse trabalho; queremos apresentar o Carnaval como ele realmente é, muito além do desfile,” disse a secretária.