A segunda edição do Festival Raízes Negras da Fé Cristã já tem data, hora e local definidos: sábado (9/11) às 17 horas no Imperator, no Méier, na Zona Norte do Rio. O evento que reúne atrações da música gospel brasileiria que retratam a cultura negra cristã acontece após o sucesso da primeira edição, ocorrida no dia 1º no Centro Cultural da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca, também na Zona Norte. A programação é gratuita.
O show deste sábado vai contar com atrações inéditas: grupo de pagode gospel Chega Mais Para Cristo, do ministério de louvor da Comunidade Evangélica da Zona Norte, Be One Dance e a bateria do “O Remédio É o Samba. A Cura É Jesus”. Além das atrações musicais, a segunda edição do festival vai ter a roda de conversa “Expressões Culturais e Religiosas na Música Gospel”.
Todas as atividades abrangem apresentações musicais, dança, pintura ao vivo e outras expressões artísticas que retratam a cultura negra cristã. Cada evento será uma celebração da identidade cultural, destacando a conexão entre a fé e a arte. O público-alvo abrange moradores locais das comunidades, bem como entusiastas da cultura e turistas interessados em experiências autênticas.
Uma das responsáveis pela organização do evento a produtora Janaína Souto celebrou o resultado do primeiro encontro e comenta a expectativa para a realização do segundo evento:
“Realizar esse festival no Centro Cultural da Música Carioca Artur da Távola foi maravilhoso. O mais bacana foi abrir o mês de novembro, que é o da Consciência Negra, justamente com um evento gospel que celebra a diversidade cultural com apresentações lindas no palco. Manifestações como trap e hip hop somadas ao coral foram memoráveis. Não posso deixar de citar as maravilhosas participações dos pastores César Belieny e Cíntia Brito. Ter o palco aberto para a manifestação da cultural preta gospel foi incrível. E queremos fazer outro show memorável no dia 9 para impactar todos os que forem ao Imperator”, comentou Janaína.
Depois do show marcado para sábado (9/11), às 19 horas, no Imperator, o festival fará o encerramento em 30 de novembro no Parque Rita Lee, dentro do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Assim como as outras apresentações, a entrada será gratuita.
Graffiti em pista de skate
A primeira ação feita antes da apresentações musicais foi a realização de um grafite na pista de skate do Parque Rita Lee. Foram mais de 12 horas de trabalho e muita alegria na produção do primeiro graffiti do local. A atividade, realizada em 21 de agosto, foi considerada o início das ações culturais do nosso projeto.
Com as autorias de Verônica Black, Tito e Anna Lemmos, o trabalho tem o propósito de apresentar a mensagem que está em João 3:16:
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.