Fotógrafo Vitor Marigo lança livro e exposição sobre a relação carioca com o Parque Nacional da Tijuca

Obra é fruto de oito anos de trabalho e reúne 319 fotos da floresta urbana mais visitada do Brasil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O fotógrafo Vitor Marigo apresenta ao público seu novo livro e uma exposição de fotografias que exploram o Parque Nacional da Tijuca sob uma perspectiva do cotidiano carioca em interação com a natureza. A obra, intitulada Parque Nacional da Tijuca, é lançada pela editora Luminatti e resulta de quase mil visitas de Marigo ao parque ao longo de oito anos. A exposição ficará em cartaz de 9 de novembro a 8 de dezembro no Parque da Catacumba, no Rio de Janeiro.

Com 319 fotos e edição bilíngue, o livro traz ângulos pouco explorados do parque, incluindo áreas como a Face Sul do Corcovado. “Este é o único big wall de escalada do Rio, onde é necessário pernoitar na pedra para finalizar a subida”, explica Marigo. Ele conta que o projeto é uma “carta de amor ao Parque Nacional da Tijuca”, além de um chamado à preservação da floresta, que ele percorreu em diversas condições de luz e clima, sempre capturando o que vê como a “essência da floresta em meio à cidade”.

A exposição reúne 61 imagens selecionadas, entre elas seis panorâmicas de até dois metros de largura. A curadoria inclui imagens de fauna, flora, pontos turísticos e atividades recreativas, ilustrando como o parque faz parte do estilo de vida carioca. No livro, Marigo destaca informações práticas para visitantes, incluindo mapas, curiosidades e dicas acessíveis a pessoas com deficiência. Uma versão em audiodescrição para deficientes visuais também estará disponível no site do autor.

O Parque Nacional da Tijuca, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, abrange uma história de reflorestamento que remonta ao período imperial, em 1861, quando o imperador Dom Pedro II ordenou o replantio para preservar os recursos hídricos da cidade. O parque hoje é a maior floresta urbana replantada do mundo, com aproximadamente 3.953 hectares, e desempenha um papel crucial na regulação do clima do Rio de Janeiro.

O livro pode ser adquirido no site oficial de Vitor Marigo (www.vitormarigo.com.br) e em livrarias pelo valor de R$ 160. A exposição tem entrada gratuita e funciona de terça a domingo, das 8h às 17h, no Parque da Catacumba, na Lagoa.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fotógrafo Vitor Marigo lança livro e exposição sobre a relação carioca com o Parque Nacional da Tijuca
lapa dos mercadores 2024 Fotógrafo Vitor Marigo lança livro e exposição sobre a relação carioca com o Parque Nacional da Tijuca
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui