O Rio de Janeiro ultrapassou, em 2024, a marca de 64 mil novas empresas abertas até outubro, consolidando o ano como o mais promissor para o empreendedorismo no estado. Com 6.755 novos negócios registrados em outubro, o estado alcançou o sexto recorde de aberturas de empresas em um único ano, sendo o segundo mês consecutivo com recorde.
Segundo a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), o número de registros de outubro representa um aumento de 8,5% em relação ao antigo recorde, registrado no ano passado, com 6.222 aberturas. Com esse desempenho, o acumulado de 64.438 novas empresas já ultrapassa, em outubro, todos os anos anteriores na história da autarquia, fundada há 216 anos.
“O potencial empreendedor do fluminense é enorme, e vem sendo comprovado pelos recordes sucessivos de abertura de empresas que o estado tem registrado,” afirmou o governador Cláudio Castro. “A contribuição do empreendedorismo para o desenvolvimento econômico é inegável, e fomentar continuamente um ambiente de negócios propício à atividade segue entre as prioridades de minha gestão por um estado cada vez mais sustentável.”
Recordes sucessivos reforçam confiança no ambiente de negócios
Os recordes mensais de 2024 incluem os meses de janeiro (5.528 aberturas), abril (7.035), junho (6.597), julho (7.315), setembro (6.651) e agora outubro (6.755). Em comparação, o ano passado registrou recordes em quatro meses, reforçando a confiança dos empreendedores no ambiente de negócios do Rio de Janeiro.
O presidente da Jucerja, Sergio Romay, destaca que a sequência de recordes reflete a confiança dos empresários no estado e os esforços de desburocratização e incentivo ao empreendedorismo. “Estamos tendo um ano muito positivo para a economia fluminense. Até o momento, foram seis meses com recordes quebrados, o que demonstra a confiança dos empresários e empreendedores no ambiente de negócios do nosso estado,” declarou Romay. “Continuaremos trabalhando para desburocratizar os processos, simplificando e incentivando o empreendedorismo para contribuir com o desenvolvimento econômico e social do Rio de Janeiro.”
Principais cidades impulsionam crescimento
Entre as novas empresas registradas em outubro, 6.138 foram constituições, enquanto 492 referem-se a aberturas de filiais e 125 a inscrições de transferência, somando-se como novos negócios que movimentam a economia local. Os municípios que mais contribuíram para o número recorde de aberturas foram o Rio de Janeiro, com 33.058 novos negócios, seguido por Niterói (4.472), Duque de Caxias (2.453), São Gonçalo (2.064) e Nova Iguaçu (1.871).