Até 20 de novembro, Santa Teresa será palco da mostra cultural “Rio G20: Diálogos para o planeta”. Gratuito, o evento acontece no Parque Glória Maria (antigo Parque das Ruínas), e consiste em performances, manifestações artísticas e exposições multimídias, entre elas “Amazônia Vermelha”, que denuncia as queimadas criminosas que devastaram partes significativas da floresta.
A iniciativa é uma parceria da Galeria Saphira & Ventura, de Nova York, com a produtora Iconic Films, do Rio de Janeiro, conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. A curadoria artística é de Alcinda Saphira, com as obras multimídias assinadas por Priscila Guedes, direção do cineasta Felipe Brêtas e cinematografia de Rafaê.
A mostra reunirá materiais exclusivos, entre eles uma videoinstalação, filmes artísticos, esculturas, performances cenográficas e uma coletânea fotográfica de fine art. Além disso, parte da verba arrecada com as obras será destinada a comunidades indígenas diretamente impactadas.
“Queremos alcançar diferentes canais de distribuição pelo mundo, por isso a obra é composta de diferentes formatos multimídias. Também atuaremos em diversas frentes, começando pelo G20, onde iremos intervir artisticamente através desta exposição. Para se ter uma ideia do problema, a área devastada na Amazônia nos últimos meses é do tamanho de países como Costa Rica e Croácia”, explica a artista Priscila Guedes, ativista e autora do manifesto Amazônia Vermelha.
Atualmente o país vive um de seus piores momentos históricos em relação a queimadas. Entre janeiro e julho deste ano, foram registrados mais de 20 mil focos de calor na Amazônia, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). É o pior recorde negativo desde 2005. Além disso, em relação ao mesmo período de 2023, houve um aumento de 43,2% de incêndios.
O projeto faz parte de um documentário que está sendo produzido sobre as manifestações culturais e ambientais relacionadas ao G20, que está sendo dirigido pelo cineasta Felipe Brêtas, coproduzido por Iconic Films, Saphira & Ventura e Greemi International. O filme irá abordar temas ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, e dará destaque para a situação das queimadas.
Confira o trailer completo do projeto – https://youtu.be/8b1Uzq34GOM
Serviço – Mostra “Amazônia Vermelha”
Exposição Permanente: 13 a 20 de novembro
Horário: Das 17h às 19h
Local: Parque Glória Maria (antigo Parque das Ruínas)
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa
Entrada gratuita