G20, feriadão, Rio de Janeiro. Tudo combinando, é ou não é? Sendo assim, além das opções diversas que sempre acontecem, mais coisa ainda ferve a cidade e os arredores com o G20. Inclusive, tem muita coisa gratuita como peças, exposições, e outras boas. Como faço toda semana aqui na minha coluna, separei, com todo carinho, algumas sugestões de eventos culturais.
Inicialmente como parte da programação oficial do G20 no Rio de Janeiro, o centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia, da Oi Futuro, apresenta o fórum Humanity Summit 2024 e a exposição Nós – Arte e Ciência por Mulheres, ambos gratuitos. Entre 17 e 20 de novembro, o Humanity Summit promove debates e exibição de filmes sobre inovação e justiça social. Já a exposição Nós, em cartaz de 14 de novembro a 16 de fevereiro de 2025, celebra as contribuições de mulheres na ciência, como Marie Curie e Nise da Silveira. O centro está localizado na Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, Rio de Janeiro, funcionando das 11h às 20h.
Mundo Livre S/A vira livro no feriadão
Livro novo na área! Para os fãs de boa música – e leitura -, no dia 15 de novembro, a partir das 18h, tem o lançamento da biografia Mundo Livre S/A 4.0 – do punk ao mangue, escrita pelo jornalista Pedro de Luna. A entrada é gratuita, com sessão de autógrafos e bate-papo. A obra de 552 páginas celebra os 40 anos da banda pernambucana Mundo Livre S/A, pioneira do manguebeat liderada por Fred Zero Quatro, incluindo histórias marcantes de álbuns como o clássico Samba Esquema Noise. Local: Rua Senador Vergueiro, 80, Flamengo, Rio de Janeiro. Aliás, aquela famosa canção deles, “Meu Esquema” é uma das minhas preferidas. “Ela é meu concerto de rock’roll / Nação, minha torcida gritando gol / Minha Ipanema…”
Cultura Negra Vive
O Governo Federal lançou o hotsite “Brasil pela Igualdade Racial” em parceria com os Ministérios da Igualdade Racial, Cultura, Direitos Humanos e Fundação Palmares, mapeando ações de combate ao racismo e valorização da cultura negra em todo o país. A plataforma interativa, criada para o Dia da Consciência Negra, permite visualizar e cadastrar eventos, como rodas de conversa, palestras e exposições. Ou seja, uma ótima para o feriadão. Com mais de 170 atividades já registradas, o hotsite destaca cerimônias no Monumento Zumbi, no Rio de Janeiro, no dia 20, e na Serra da Barriga, no dia 22. A iniciativa integra a campanha “Cultura Negra Vive”, do Ministério da Cultura.
A Arena Dicró, na Penha Circular, será palco da 2ª edição do Breaking Carioca, no dia 17 de novembro, às 14h. O evento, gratuito, traz batalhas de b-boys e b-girls, celebrando a cultura Hip Hop carioca com prêmios de R$1.500,00 para os melhores dançarinos. Com jurados renomados, como Amanda Baroni, Max e Vinny UBI, o evento é realizado pela IQfênix e Conexão Eventos, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Além das batalhas, o Breaking Carioca contará com grafiteiros, DJs e MCs, proporcionando um espaço de visibilidade e valorização da cultura de rua. Local: Arena Dicró, Parque Ari Barroso, entrada pela Rua Flora Lôbo, s/n – Penha Circular, Rio de Janeiro.
O show Ginga Tropical, sucesso há quase doze anos, estreia sua nova temporada no Teatro Fashion Mall no dia 14 de novembro, às 21h30. Pude ver uma vez e devo dizer que é incrível a quantidade de talentos que esse espetáculo reúne. Idealizado e dirigido por Rose Oliveira, o espetáculo celebra a diversidade cultural brasileira, combinando ritmos, folclore e interatividade com o público. Com 24 bailarinos e 10 músicos, o show de 80 minutos conduz uma viagem pela formação do povo brasileiro, unindo influências africanas, indígenas e europeias. As apresentações ocorrem às terças, quintas e sábados, no Teatro Fashion Mall, Estrada da Gávea, 899, São Conrado. Ingressos a partir de R$140. Informações: (21) 99857-8677.
Maria Felipa para Crianças e Vovó Tatá no Circo Voador
A contação de histórias “Maria Felipa para Crianças” chega ao Centro da Música Carioca Artur da Távola no dia 17 de novembro, às 16h, trazendo a história da heroína da Independência da Bahia, Maria Felipa. Narrada por Paty Lopes, a apresentação utiliza teatro de animação e figurinos ecológicos criados por Ricardo Rocha, com personagens como Dona Arraia e o Peixe Riobaldo, inspirados na obra de Guimarães Rosa, para envolver as crianças em uma experiência interativa e lúdica. Paty, que já apresentou a obra em São Paulo e é ex-aluna de Sinara Rubia, mestra em Relações Étnico-Raciais, destaca a importância de uma literatura antirracista para o público infantil. Local: Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca, Rio de Janeiro.
A Festa Literária das Periferias (Flup) segue até o dia 17 de novembro. A dica é que a mesa “Malê” traz, no dia 16 de novembro, às 15h, uma exibição especial da série animada “Vovó Tatá”, que estreia oficialmente no Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, no Gloob. A sessão conta com Estevão Ribeiro, Clélia Bessa, Pedro Poscidônio e a atriz Elisa Lucinda, a voz da protagonista. A mesa discute a representatividade e a criação de audiovisual focado em famílias negras. Após a exibição Elisa Lucinda e Estevão Ribeiro participam de uma sessão de autógrafos do livro “RÊ Tinta e a Revolução Escolar”. Evento gratuito no Circo Voador, Rua dos Arcos, s/n, Lapa, Rio de Janeiro – RJ.
O filme infantojuvenil Enigmas no Rolê, dirigido por Ulísver Silva, fica disponível gratuitamente no Canal oficial do filme no YouTube até o próximo domingo, dia 17 de novembro. Além disso, não é no RJ, mas vale divulgar, tem uma série de exibições gratuitas em escolas públicas e espaços populares do Mato Grosso do Sul, levando diversão e aprendizado por meio de desafios lógicos. Com mais de 30 apresentações programadas até 27 de novembro, a obra narra a aventura dos adolescentes Edinho e Eduarda, que enfrentam enigmas propostos pelo tio para ganhar ingressos para um show de rap. A obra busca inspirar jovens a superarem desafios com raciocínio lógico e apoio familiar.
Emilinha Borba ganha concerto gratuito em Niterói
Emilinha Borba, a eterna Rainha do Rádio, ganha homenagem em um concerto gratuito no Theatro Municipal de Niterói com Mona Vilardo e a Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais, no dia 15 de novembro, às 17h. A apresentação “Emilinha Borba – Aí vem a Marinha” revive clássicos da cantora, como “Se queres saber” e “Primavera no Rio”, e conta com figurinos especiais, incluindo peças originais de Emilinha. Com o título de “Favorita Permanente da Marinha” desde 1947, Emilinha marcou época na música e na cidade de Niterói. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes do espetáculo, na Rua Quinze de Novembro, 35, Centro, Niterói – RJ.
Ainda em Niterói, o Clube Central, em Icaraí, recebe a exposição “CARLOS RUAS, o fotógrafo – Memórias do Clube Central”, que reúne 48 fotografias selecionadas do vasto acervo do fotógrafo e ex-colunista social Carlos Ruas, atualmente com 97 anos. Com curadoria de Renato Moreth, a mostra exibe registros das décadas de 1950 a 1970, retratando personalidades e eventos marcantes do Clube Central, incluindo bailes e celebrações. Reconhecido como figura influente na cidade, Ruas atuou como jornalista, repórter fotográfico e colunista do jornal O Fluminense. A exposição, disponível no hall do clube, pode ser visitada de segunda a sábado, das 9h às 18h, e é uma homenagem ao legado cultural do Clube Central.
Iluminações Poéticas da Arábia Saudita
O Rio de Janeiro recebe “Iluminações Poéticas”, a primeira exposição itinerante de arte contemporânea saudita, aberta ao público no Paço Imperial de novembro de 2024 a 12 de janeiro de 2025. A mostra reúne 25 obras de 17 artistas sauditas, apresentando diversas gerações e abordagens artísticas que exploram temas como a história, memória e tradições culturais da Arábia Saudita. Com curadoria de Diana Wechsler, a exposição destaca o deserto como símbolo de espaço e infinitude, além de refletir a evolução única da cultura visual saudita. Local: Paço Imperial, Praça XV de Novembro, 48 – Centro, Rio de Janeiro, RJ.
Caminhos da Reportagem
Para descansar e assistir algo útil no feriadão recomendo o programa Caminhos da Reportagem, que aborda o tema “Veganismo popular” em edição inédita nesta segunda-feira (18), às 21h, na TV Brasil. O episódio explora iniciativas que tornam o veganismo acessível às periferias, como o perfil “Vegano Periférico”, criado por Eduardo e Leonardo dos Santos, e o projeto Prato Verde Sustentável, que transforma terrenos abandonados em hortas agroecológicas. A culinarista Marocas Vegan e a campanha “Segunda Sem Carne” também ilustram a viabilidade de dietas sem produtos de origem animal. Para ver sintonize na TV Brasil ou acesse a programação online.