Confirmado para a reunião da cúpula do G20, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deve chegar ao Rio de Janeiro na noite deste domingo (17/11), após visitar Manaus, capital do Amazonas.
A vinda de Biden ao Rio começou a ser planejada há cerca de quatro meses e foi ”oficializada” no último dia 06/11, com a chegada de dois aviões munidos de suprimentos para a estadia do presidente em território carioca.
Entre a carga vinda dos EUA, que lotou sete caminhões baú, estão um helicóptero, armas e munição, além de galões de água e comida. A intenção da comitiva norte-americana é não precisar da infraestrutura brasileira.
Em relação ao armamento, um fuzil MPX, de calibre 556, ficará disponível para agentes do Serviço Secreto estadunidense, que farão a segurança particular de Biden. Ainda sobre a escolta do presidente, haverá veículos blindados e batedores da Polícia Rodoviária Federal dando suporte.
Joe Biden e sua comitiva utilizarão como parte do trajeto a Linha Vermelha, uma das principais vias expressas da região Metropolitana do RJ. No momento em que estiverem passando pelo local, o helicóptero trazido dos Estados Unidos acompanhará o deslocamento e militares do Exército Brasileiro apoiarão a escolta.