O Governo do Estado do Rio de Janeiro está aproveitando a reunião de Cúpula do G20 para aproximar a população do evento e reforçar o compromisso com o lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”. Por meio de ações sociais, culturais e sustentáveis, a gestão busca deixar um legado para o estado e seus moradores, promovendo integração e reforçando a imagem do Rio como destino de grandes eventos internacionais.
“O Conexão 2030 e o G20 Social deixam como legado a importância da sociedade civil participar ativamente nas grandes questões sociais que impactam o mundo, e de fazer a diferença nas decisões e estratégias políticas que serão implementadas daqui para frente”, destacou o governador Cláudio Castro.
Destaques das iniciativas
Conexão 2030 no G20 Social
Realizado no Boulevard Olímpico, na Zona Portuária, o Conexão 2030 trouxe debates e projetos sobre desenvolvimento sustentável, tecnologia, inovação social e empreendedorismo. Pela primeira vez na história, o G20 incluiu um evento social paralelo, que atraiu milhares de pessoas ao Centro do Rio entre os dias 14 e 16 de novembro.
A aposentada Solange Viana D’Ávila, de 59 anos, elogiou a oportunidade trazida pelo evento:
“O G20 veio para termos um olhar diferente para o futuro e proporcionar novas oportunidades para o estado. Nosso país possui muitas soluções para os temas tratados aqui, e isso será refletido em como vamos nos adaptar às mudanças necessárias.”
Conexão Praia
Outro destaque foi o Conexão Praia, realizado em Ipanema de 7 a 17 de novembro, que uniu esporte, educação ambiental, cultura e empoderamento feminino. A iniciativa, patrocinada pela Light, incluiu atividades como aulas de yoga, dança, boxe e vôlei de praia, além de apresentações musicais.
Casa G20
A Casa G20, localizada em Ipanema, funciona como uma Embaixada Cultural, oferecendo uma programação que mistura diplomacia, cultura e os principais temas da cúpula.
Segurança reforçada
Com 17,5 mil policiais civis e militares mobilizados, o esquema de segurança garante tranquilidade aos participantes do G20, bem como aos turistas e moradores que aproveitam o feriado prolongado.
- Polícia Militar: Opera com o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, drones e o novo Batalhão Tático de Motocicleta, que realiza rondas em vias públicas.
- Polícia Civil: Conta com uma Central de Flagrante Extraordinária na Cidade da Polícia e reforço do Esquadrão Antibomba e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).
- Delegacia Especial de Apoio ao Turista (DEAT): Recebe suporte de guias bilíngues para atender visitantes.
“A segurança está bem reforçada, nota 10!”, elogiou o fotógrafo Ramón Ernesto Flores, morador do Rio.
Turismo e impacto econômico
O G20 impulsionou o turismo no estado, com a capital registrando 80% de ocupação média nos hotéis e a Zona Sul alcançando 95%. No interior, os destinos mais procurados incluem Arraial do Cabo (98,2%), Miguel Pereira (96,8%) e Petrópolis (92,3%).
“Todo o setor de turismo cresce neste período de G20 e feriado, como os hotéis, bares e restaurantes. É o Estado do Rio mostrando, mais uma vez, que temos capacidade para receber visitantes do mundo inteiro e com qualidade”, afirmou o secretário de Turismo, Gustavo Tutuca.
Segundo a Visit Rio, o evento deve movimentar R$ 32,6 milhões, com gastos em hospedagem, alimentação, transporte e lazer.
“O Estado do Rio vem crescendo na realização de grandes eventos mundiais e isto é refletido na nossa economia, como o aumento do número de empregos, a vinda de investidores para cá e o aumento do turismo ano após ano”, concluiu o governador Cláudio Castro.