A 21ª edição do projeto “Ilustres & Anônimos – Personalidades Negras da Baixada Fluminense” começa nesta segunda-feira (18/11) no Paço dos Laranjais, em Nova Iguaçu, trazendo um tributo especial aos poetas negros da região. Idealizado pelo fotógrafo Paulo Santos, o evento expõe, em 15 painéis, fotografias e poemas de autores como Ney Santos, Alcimário Júnior e Lisa Castro, entre outros, celebrando suas contribuições culturais e sociais.
A mostra, que já passou por locais como a Central do Brasil e o Campus da UFRRJ em edições anteriores, faz parte de um esforço contínuo para destacar o papel das personalidades negras na construção cultural da Baixada Fluminense.
“Esse projeto se propõe a homenagear as personalidades negras que exercem um papel importante no contexto social e cultural dos municípios da Baixada Fluminense, principalmente Nova Iguaçu, e que passam anônimos pelas ruas da cidade, dando visibilidade a elas através da fotografia”, explicou Paulo Santos, que também já atuou como fotógrafo no jornal O Dia.
Promovendo autoestima e reconhecimento
Um dos homenageados desta edição, o poeta e escritor Ney Santos, presidente da Academia de Artes e Letras de São João de Meriti, relembra a emoção que sentiu ao ser reconhecido por vizinhos em edições anteriores da exposição.
“Nossa imagem estampada no quadro se torna significante. As pessoas passam e se espantam: ‘Caramba, é o Ney’. Elas ficam felizes porque nos conhecem há tempos e não sabiam que éramos da cultura, poeta, escritor”, afirmou Ney, que vê o projeto como um reforço na autoestima dos negros da região.
Já a rapper, MC e poeta Lisa Castro, moradora do Morro Agudo, destacou o papel de Paulo Santos como um “griot”, termo que se refere a guardiões das tradições africanas. “Seu Paulo é como um mestre, que levanta a autoestima das pessoas, em sua maioria pretas. Admiro ele também por sua resistência como fotógrafo sensível em enxergar beleza e arte no território fluminense. É uma honra gigantesca estar neste projeto”, disse Lisa.
Atividades e celebração
A exposição, que permanece aberta até o feriado do dia 20 de novembro, celebra a Semana da Consciência Negra com uma programação que inclui palestras, rodas de conversa, oficinas culturais e distribuição de material gráfico. Os homenageados receberão diplomas e brindes durante uma cerimônia especial na Casa de Cultura de Nova Iguaçu.
O objetivo maior da iniciativa é reafirmar a importância histórica e cultural dos negros da Baixada Fluminense, promovendo sua visibilidade e destacando suas contribuições para a sociedade. Como explicou Paulo Santos: “Queremos exibir o negro num cenário que valorize sua competência, eficiência e papel fundamental para a compreensão da história sociocultural do município.”